domingo, 7 de abril de 2013

Halo e Devil May Cry; conheça os clássicos inspirados em jogos cancelados










Halo, Devil May Cry, Doom e muitos outros jogos que hoje são considerados clássicos, na verdade nasceram de projetos cancelados. Seja por falhas técnicas, conceituais ou de qualquer outra natureza, suas ideias originais foram abandonadas e deram lugar aos grandes sucessos listados abaixo. Confira e deixe seu comentário.



O que seria da Microsoft sem Halo? (Foto: Divulgação) (Foto: O que seria da Microsoft sem Halo? (Foto: Divulgação))
Inicialmente, Halo seria lançado para Mac (Foto: Divulgação)


Killer Freaks se transformou em ZombieU




Quando a Nintendo revelou o Wii U na E3 de 2011, poucos jogos foram exibidos. No entanto, entre eles estava Killer Freaks from Outer Space, produzido pela mesma equipe da Ubisoft responsável pelos jogos dos Rabbids. De tiro-em-primeira-pessoa, Killer Freaks era sobre uma invasão alienígena na Terra. O jogo teve uma recepção fraca e a Ubisoft decidiu revisar tudo. Um ano depois, surgiu ZombieU, que trocou aliens por mortos-vivos e ação por uma jogabilidade voltada à sobrevivência. Certamente mais interessante.



A Ubisoft tomou a decisão certa ao cancelar este jogo tão feio... (Foto: Divulgação)
A Ubisoft tomou a decisão certa em relação a Killer Freaks (Foto: Divulgação)



True Crime: Hong Kong se tornou Sleeping Dogs



Assim que o estúdio United Front Games foi fundado, começou a trabalhar em uma franquia inédita, chamada inicialmente de Black Lotus. O jogo era sobre uma policial disfarçada em Hong Kong, supostamente modelada a partir da atriz Lucy Liu. Porém a Activision não se interessou em distribuir um jogo novo estrelado por uma mulher, então o protagonista passou a ser um homem e o jogo foi batizado de True Crime: Hong Kong. Ainda assim, o game foi cancelado em 2011, mas a Square Enix comprou o projeto e o rebatizou como Sleeping Dogs.



Sleeping Dogs seria ainda melhor se fosse estrelado por Lucy Liu, não? (Foto: Divulgação)
Sleeping Dogs seria ainda melhor se fosse estrelado por Lucy Liu, não? (Foto: Divulgação)


Dinosaur Planet virou Star Fox Adventures



Star Fox Adventures – para o GameCube – originalmente era Dinosaur Planet, um jogo para o Nintendo 64, que nada tinha a ver com Fox McCloud. Produzido pela Rare, o jogo era a aventura de uma raposa chamada Sabre em um mundo pré-histórico. O mestre Shigeru Miyamoto notou que Sabre e Fox eram muito similares e sugeriu que os universos fossem fundidos. O resultado foi um belo game de lançamento para o Cube, mas que desagradou os fãs de Star Fox. Este foi o último projeto que a Rare desenvolveu para a Nintendo.



Uma das imagens conceituais de Dinosaur Planet (Foto: Divulgação)
Uma das imagens conceituais de Dinosaur Planet (Foto: Divulgação)


Versão inicial de Resident Evil 4 virou Devil May Cry



No fim dos anos 90, a Capcom queria algo mais original para a quarta edição da franquia Resident Evil. Assim, o diretor Hideki Kamiya decidiu transformar RE em um estiloso game de ação, trocando o ritmo lento dos jogos anteriores por um novo herói, super-poderoso. Logo percebeu-se que a temática não combinava com o universo de Resident Evil, mas os conceitos eram bons demais para serem esquecidos. A história do jogo foi reescrita e nasceu Devil May Cry, protagonizado pelo caçador de demônios de cabelos brancos, Dante.



Resident Evil 4  (Foto: Divulgação)
Imagine um Resident Evil 4 com a temática sobrenaural de DmC (Foto: Divulgação)


Doom começou como uma adaptação de Aliens



Se você acha que enfrentar demônios em Marte é um ideia estranha, saiba que a ID Software tinha uma proposta diferente para o seu game de tiro-em-primeira-pessoa. No início do desenvolvimento, a empresa negociou com a 20th Century Fox para adquirir os direitos sobre a franquia cinematográfica Alien – que era o filme de ficção científica favorito da equipe. Entretando, as duas empresas não chegaram a um acordo e a ID acabou desenvolvendo uma história original.



Separados por um xenomorph com sangue ácido (Foto: Divulgação)
Separados por um xenomorph com sangue ácido (Foto: Divulgação)


O multiplayer de Mass Effect 3 era um game derivado da série



Em 2010, a BioWare Montreal trabalhou durante quatro meses em Mass Effect: Team Assault, game multiplayer competitivo de tiro-em-primeira-pessoa, independente dos jogos originais. Há até um protótipo jogável, com elementos de Unreal Tournament e Battlefield 1943. O jogo – supostamente – não era ruim, mas o efeitos de diferentes poderes típicos da série prejudicou a jogabilidade. Como ainda havia demanda para um modo multiplayer, foi criado o Galaxy at War, sensacional modo cooperativo online de Mass Effect 3, customizável e em terceira pessoa.



O visual de Mass Effect: Team Assault, derivado da franquia (Foto: Divulgação)
O visual de Mass Effect: Team Assault, derivado da franquia (Foto: Divulgação)


Dead Space nasceu como uma sequência de System Shock



BioShock é conhecido como um “sucessor espiritual” de System Shock, mas poucos sabem que Dead Space foi, durante certo tempo, uma sequência direta de System Shock. É inegável que os jogos possuem conceitos similares. Em 2006, o estúdio Redwood Shores, da EA, estava trabalhando em System Shock 3. Mas, por estranhas questões legais, não poderiam lançá-lo – eles tinham os direitos sobre o nome, não sobre o desenvolvimento. Assim, o estúdio foi forçado a criar uma nova franquia a partir do que já estava pronto, retirando os elementos de System Shock, e assim surgiu Dead Space.



Isaac Clark teria problemas bem piores... (Foto: Divulgação)
Isaac Clark teria problemas bem piores... (Foto: Divulgação)


Halo era um game de estratégia em terceira pessoa para Mac



Apenas dois anos antes do que conhecemos hoje como Halo: Combat Evolved, a história poderia ser diferente. A Bungie sugeriu o título não para a Microsoft, mas sim para a Apple (!), e planejava lançar Halo como um jogo de tiro em terceira pessoa para Mac - até Steve Jobs se envolveu na produção. Mais estranho é que a ideia original não era de jogo de tiro, mas sim de estratégia em tempo real, como você confere no vídeo abaixo.







O Donkey Kong original era para ser um jogo do Popeye



Mais uma intervenção de Shigeru Miyamoto: Quando ainda era um jovem game designer, ele sonhava em criar um jogo licenciado do Popeye, no qual o marinheiro deveria salvar Olívia Palito do Brutus, que atirava barris nele de um prédio em construção. Sim, Donkey Kong, um dos mais icônicos jogos já criados, quase teve protagonistas bem diferentes. Miyamoto não conseguiu a licença na época e teve que criar personagens próprios, dando origem ao gorila do título e ao Mario. Porém, há dois finais felizes para essa história: Donkey Kong foi um sucesso absoluto e Miyamoto produziu um jogo do Popeye um ano depois.



Dá pra dizer que Mario era um mero substituto para o Popeye? (Foto: Divulgação)
Dá pra dizer que Mario era um mero substituto para o Popeye? (Foto: Divulgação)


Smash Bros surgiu de um game de luta genérico



Dragon King: The Fighting Game era um inacabado game de luta 3D de baixo orçamento, e seria o primeiro de uma série. Originalmente planejado para o Super Nintendo, o jogo usava o chip Super FX (criado para os gráficos poligonais de Star Fox), mas depois foi adiado para o Nintendo 64, que o beneficiaria com controles mais avançados. Testes iniciais de jogabilidade foram um sucesso, mas a Nintendo acreditava que os personagens não tinham apelo para o público. Então, decidiu usar os protagonistas de suas maiores franquias. Nascia o primeiro Super Smash Bros.



Dragon King já apresentava vitalidade na forma de porcentagem (Foto: Divulgação) (Foto: Dragon King já apresentava vitalidade na forma de porcentagem (Foto: Divulgação))
Dragon King já apresentava vitalidade na forma de porcentagem (Foto: Divulgação)


 




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/04/halo-e-devil-may-cry-conheca-os-classicos-inspirados-em-jogos-cancelados.html

0 comentários:

Postar um comentário