quinta-feira, 4 de abril de 2013

Ministro avisa que sinal de TV analógica pode ser desligado em 2015










Em entrevista ao programa “Bom dia, Ministro” desta quinta-feira (04), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que o cronograma do governo prevê o desligamento do sinal analógico de TV para 30 de junho de 2016. No entanto, esse prazo pode ser antecipado para 2015. Segundo o ministro, o fim da transmissão analógica seria feito em apenas um dia, mas já está tramitando na Casa Civil uma proposta que faria o desligamento em três anos, antecipando o início para 2015 e indo até 2018.



Paulo Bernardo participou do programa "Bom Dia, Ministro"(Foto: Reprodução/ Antônio Cruz/ABr)
Paulo Bernardo participou do programa "Bom Dia, Ministro"(Foto: Reprodução/Antônio Cruz/ABr)


Paulo Bernardo acredita que essa proposta seja mais razoável, porque assim a população poderia se preparar para a mudança. O ministro explica que as emissoras de TV já se adequaram à transmissão digital, mas ainda transmitem o analógico para dar conta de grande parte da população que não recebe o sinal de melhor qualidade: “Vamos estimular a compra de TVs digitais e conversores. É evidente que não podemos desligar o analógico se as pessoas ainda tiverem aparelhos antigos. A televisão é muito importante. Nós teríamos um problema social”



Na entrevista, o ministro tratou, ainda, da rede 4G e da digitalização do rádio. O prazo para que o 4G entre em operação é 30 de abril de 2013. No início, será obrigatório que o sinal cubra apenas 50% das seis regiões metropolitanas que receberão os jogos da Copa  das Confederações - Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Recife. Paulo Bernardo ressaltou que esse prazo será cumprido pelas empresas, já que se trata de uma cláusula do edital de licitação. Sobre a digitalização do rádio, o ministro diz que não há um plano. Estuda-se apenas a possibilidade de transformar emissoras AM em FM, passando-as para os canais 5 e 6 da radiodifusão.



Tem alguma dúvida sobre sinal de TV digital? Comente no Fórum do TechTudo!




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/04/ministro-avisa-que-sinal-de-tv-analogica-pode-ser-desligado-em-2015.html

0 comentários:

Postar um comentário