quinta-feira, 4 de abril de 2013

Apple adota faixa etária na AppStore, mas loja não segue padrões do governo










A AppStore, loja de aplicativos do sistema iOS da Apple, passou a mostrar a partir desta quinta-feira (4) a recomendação por faixa etária de cada um dos seus aplicativos no momento que você for baixá-los. Os avisos, que incluem discriminações como "acima de 9, 12 e 17 anos", porém, não obedecem os padrões do governo brasileiro.



Aplicativo da Agência Reuters é recomendado para maiores de 12 anos (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo) (Foto: Aplicativo da Agência Reuters é recomendado para maiores de 12 anos (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo))
AppStore passa a mostrar a faixa etária dos seus

aplicativos (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)


De acordo com a regra do Brasil, é estabelecido que crianças são as pessoas com idades entre 0 e 15 anos, enquanto os adultos estão na faixa entre 30 e 59 anos. A Apple adotou uma classificação bem diferente, sendo que considera adultos todos os usuários “acima de 17 anos” - todos estes podem acessar apps que possuem conteúdo tipicamente adulto.



Os aplicativos da Apple mostram a indicação de idade logo abaixo do nome, facilitando a identificação dos produtos na loja de programas. A mudança aconteceu depois de uma controvérsia envolvendo o aplicativo Vine, que mostrava conteúdo pornográfico de forma errada nas escolhas dos editores da AppStore (conhecidas como ”Editor’s Pick”). Por conta da polêmica, a Apple desabilitou a opção por algum tempo e, agora, categorizou o Vine para “maiores de 17 anos”, categoria adulta da loja.



A Apple também teve que resolver um processo movido por pais americanos pela facilidade de compra de aplicativos em sua loja efetuada por crianças. Para os autores da ação judicial, os menores de idade não tem capacidade de entender o conceito de dinheiro. A briga na justiça fez a empresa colocar um aviso de cuidado em aplicativos freemium, aqueles que são gratuitos inicialmente, mas cobram por conteúdo extra depois de baixados.



Via Apple Insider




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/04/apple-adota-faixa-etaria-na-appstore-mas-loja-nao-segue-padroes-do-governo.html

0 comentários:

Postar um comentário