sexta-feira, 5 de abril de 2013

A evolução do Nexus: veja como o Google projetou seus smartphones










O Google lançou, na última quarta-feira (27), o Nexus 4 no Brasil. Dono de um hardware potente e de sucesso em todo mundo, o aparelho se esgotou por aqui em seu primeiro dia de vendas. Porém, nem tudo foram flores no caminho da famosa linha com Android Puro. O TechTudo preparou um especial com a evolução dos smartphones Nexus desde o seu primeiro modelo, lançado em janeiro de 2010, para você entender o assunto. Confira:



- Nexus One



Apesar de ser bem avaliado pela crítica especializada, Nexus One não foi bem nas vendas. (Foto: Reprodução)
Apesar de ser bem avaliado pela crítica especializada, Nexus One não foi bem nas vendas. (Foto: Reprodução)




O primogênito dos Googlephones era considerado um top de linha para os padrões da época. Fabricado pela HTC, o aparelho era equipado com um Qualcomm Snapdragon de 1 GHz e um processador gráfico Adreno 200. No entanto, o que mais chamava a atenção era a tela de AMOLED 3,7 polegadas com resolução de 480 x 800 pixels. Para comparar, o iPhone 3GS – outra novidade na época – tinha apenas 320 x 480 pixels de resolução.



Apesar de receber boas notas em avaliações e ser considerado pela mídia especializada como um dos poucos aparelhos capazes de usufruir de toda a capacidade do Android 2.1 (Eclair), o Nexus One não agradou o consumidor. Nem a publicidade – uma das poucas –  na página inicial do Google foi capaz de reverter o fracasso nas vendas.



Um dos motivos foi a decisão da companhia de apenas vender o Nexus One em sua própria loja virtual. O objetivo da empresa era bom, na teoria: fazer com que os compradores não ficassem dependentes dos planos das operadoras. A ideia, porém, não deu dado certo. Em pouco menos de oito meses o Google declarou a morte de seu primeiro smartphone, fechando a loja online e parando sua produção, deixando as vendas restritas às lojas parceiras em poucos países da Europa e da Ásia. Muitos rumores apontavam que o Nexus One até desembarcaria no Brasil, mas isso não se concretizou.



- Nexus S



Nexus S foi um dois primeiro celulares a ter embutido o NFC, tecnologia que permite pagamentos por aproximação. (Foto: Reprodução)
Nexus S foi um dois primeiro celulares a ter embutido o NFC, tecnologia que permite pagamentos por aproximação. (Foto: Reprodução)


Aproximadamente um ano após o lançamento do primeiro Nexus, em dezembro de 2010, o CEO do Google, Erich Schmidt, apresentou o Nexus S. O aparelho foi fabricado pela Samsung, grande parceira do Google e uma das responsáveis pela popularização do Android.



O Nexus S tinha como ponto alto o processador. Equipado com um ARM Cortex A8 de 1 GHz, o aparelho ganhou destaque pela velocidade e a competência ao rodar aplicativos pesados, assim como a fluidez do Android Gingerbread sem modificações. Outra característica interessante era NFC embutido. O Nexus S foi um dos primeiros smartphones a ter a tecnologia que permite troca de informações por aproximação, como pagamentos.



O Google aprendeu com o erro de estratégia de vendas do seu primeiro smartphone e vendeu o Nexus S tanto em lojas físicas quanto online. Porém, assim como seu antecessor, o Nexus S nem chegou ao Brasil.



- Galaxy X (Nexus)



Galaxy Nexus foi o primeiro Googlephone a ser comercializado no Brasil. (Foto: Reprodução)
Galaxy Nexus foi o primeiro Googlephone a ser comercializado no Brasil. (Foto: Reprodução)


Ao contrário de seus irmãos mais velhos, o Galaxy Nexus finalmente aportou em terras tupiniquins. Chamado de Galaxy X no Brasil, o terceiro aparelho da linha de smartphones do Google foi lançado em novembro de 2011. Veio ao mundo equipado com um processador dual-core ARM Cortex-A9 de 1.2 GHz, uma das configurações mais parrudas da época. O aparelho tinha, ainda, tela Super AMOLED de 4,65 polegadas e resolução de 1280 x 720 pixels; o que fez com que a tela voltasse a ser um dos destaques da linha.



Com hardware de ponta, o Galaxy Nexus usava tranquilamente toda a capacidade do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) e é considerado até hoje um dos melhores aparelhos com o sistema operacional do Google. Algumas funcionalidades como o “Face Unlock”, que desbloqueava o aparelho por reconhecimento facial, e a possibilidade de aplicar filtros em gravação vídeos ao vivo foram vistos com bons olhos pelo público.



- Nexus 4



Nexus 4 é o melhor aparelho já criado para os sistema operacional Android. (Foto: Reprodução)
Nexus 4 é o melhor aparelho já criado para os sistema operacional Android. (Foto: Reprodução)



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/04/evolucao-do-nexus-veja-como-o-google-projetou-seus-smartphones.html

0 comentários:

Postar um comentário