segunda-feira, 20 de maio de 2013

aTube Catcher ou VDownloader: qual o melhor para baixar vídeos no YouTube










O aTube Catcher e VDownloader  são dois programas bastante populares para baixar vídeos hospedados em sites, como o YouTube. Mas qual deles é o melhor? O TechTudo preparou uma comparação entre os softwares, a fim de mostrar qual é o melhor e o mais rápido e, assim, ajudar os indecisos a escolher a aplicação ideal.



Atube vs Vdownloader. Qual é o melhor? (Foto: Reprodução/TechTudo)
Atube vs Vdownloader. Qual é o melhor? (Foto: Reprodução/TechTudo)


aTube Catcher



O aTube Catcher é uma ferramenta que além de permitir buscar e baixar vídeos dos principais sites de vídeos online, possibilita convertê-los para diversos formatos de maneira simples - inclusive em lote. O programa contam ainda com uma série de outras funcionalidades que complementam a tarefa básica de download de vídeos.



VDownloader



O VDownloader também permite buscar e baixar vídeos hospedados em sites de forma simples e rápida. O software conta com uma busca por palavras-chave, que procura em várias páginas ao mesmo tempo e exibe o resultado em uma única tela. O usuário também consegue escolher o formato e qualidade do vídeo baixado.



Preço



Ambos os programas são gratuitos, mas isso não faz com que haja um "empate" nesta categoria. Embora o VDownloader seja grátis, algumas funcionalidades só são acessíveis depois de comprar a versão paga, o que limita bastante o uso do aplicativo. Ainda assim, é possível usar as principais funções de qualquer um deles sem nenhum custo.



Plataformas



Os dois softwares funcionam apenas na plataforma Windows e, de acordo com as informações dos sites oficiais, o atube Catcher suporta o Windows 98, ME, NT, 2000, 2003, XP, Vista, Windows 7 e Windows 8. Já o VDownloader roda no Windows XP, Windows 2000, Windows Vista e Windows 8.



Em suma, os usuários de versão antigas do sistema estão bem cobertos e podem usar os programas sem precisar atualizar seus PCs. Porém, nessa briga, o aTube Catcher vence por uma pequena margem chamada Windows 98, mostrando ser aquele capaz de funcionar em mais versões do SO da Microsoft.



Consumo de recursos



Ainda que algumas pessoas usem computadores poderosos, essa não é a realidade da maioria e, devido a isso, é sempre importante saber qual dos programas consome mais recursos. Nesse item, o aTube Catcher novamente ganha com uma pequena diferença, ocupando menos de 20 MB da memória em comparação com o concorrente.



Comparando o consumo de memória dos dois programas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Comparando o consumo de memória dos dois programas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Sites suportados



Nos dois aplicativos é grande a quantidade sites suportados, embora não haja uma lista oficial. Por isso, para medir qual dos programas consegue levar ao usuários mais vídeos, foi feita uma busca sobre o termo “Ubuntu”, que trouxe uma resultado muito superior no aTube Catcher (com 507 vídeos), superando com folga o VDownloader (que apresentou apenas 20 resultados).



Busca de vídeos nos dois programas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Busca de vídeos nos dois programas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Formatos de vídeos suportados e conversão



Com o aTube Catcher é possível salvar os arquivos baixados em 3GP, 3G2, AVI, XVID, MP4, MP3, MP2, WMA, WMV, GIF, FLAC, WAV, PSP, MPG, VOB, OGG, MOV e AVI.  Na prática, o usuário pode exportar conteúdo multimídia a partir de seu computador para diversos dispositivos, como iPhone, iPad, iPod, PSP, GPS, MP4 Players, telefones celulares, Android, DVD, VCD e tocadores de MP3.



O VDownloader, suporta uma quantidade bem menor de formatos - apenas AVI, MKV, MP4, MPG, 3GP, VCD, SVCD, DVD, FLV or MP3. Como consequência, ele pode exportar conteúdo multimídia de seu computador apenas para iPad, iPod,iPhone, PSP, Nokia e outros poucos dispositivos móveis. Assim, a vitória no quesito "formatos de vídeos suportados e exportação" também vai para o aTube Catcher que mostra estar bem preparado para suprir o usuário quando ele precisar.



Velocidade



Para medir a velocidade dos programas foi feito o download do mesmo vídeo do YouTube (de 839,34 MB) e comparado o tempo gasto com esta tarefa. No final, no que diz respeito à rapidez, o VDownloader (3:30 minutos) ficou na frente do Tube Catcher (4:53 minutos).



VDownloader ganha na hora de baixar o vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
VDownloader ganha na hora de baixar o vídeo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Outros critério



Existem outro critério que pode levar alguns usuários a optarem por um dos softwares: as funcionalidades complementares (gravador de telas, de áudio, de DVD e outras funções). Estes itens não foram avaliado no comparativo porque são bem diferentes em cada aplicativo e dependem muito da necessidade específica de quem usar a ferramenta.



Não é preciso entrar em mais detalhes para notar que o aTube Catcher é superior ao VDownloader. Ele tem mais recursos e, muito embora não tenha uma interface tão simples e a velocidade do seu concorrente, ganha fácil a disputa na escolha de melhor ferramenta para downloads de vídeos online. Entretanto, isto não diminui o valor do concorrente, que também é um ótimo programa para esta função. O mais importante é que, no final, o usuário analise cada um dos aspectos e veja qual dos softwares se enquadra mais em suas necessidades de uso.



Ainda tem dúvidas sobre download de vídeos? Pergunte no Fórum do TechTudo!




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/05/atube-catcher-ou-vdownloader-qual-o-melhor-para-baixar-videos-no-youtube.html

0 comentários:

Postar um comentário