terça-feira, 21 de maio de 2013

Vírus com link de fotos atinge e-mails e compromete contas de usuários










Um novo tipo de vírus está circulando pela web esta semana. Dessa vez, o malware atinge os e-mails dos usuários, disseminando uma espécie de link que, segundo a mensagem, levaria o internauta a uma fotografia. No entanto, ao clicar na URL presente no corpo do e-mail, o usuário acaba por enviar a mesma mensagem para seus contatos, espalhando o vírus.



Aprenda a se defender de ataques hackers



Smartphones são quase tão suscetíveis a vírus quanto computadores (Foto: TechTudo)
O malware atinge e-mails e pode comprometer contas de usuários(Foto: TechTudo)


De acordo com a assessoria do Google, responsável pelo Gmail, onde o TechTudo identificou os primeiros e-mails deste tipo, o malware não tem nenhum tipo de envolvimento com o serviço de correio eletrônico. "Não identificamos problemas até agora. Nos parece mais um caso de phishing. Algum usuário teve sua conta invadida e agora está disseminando o vírus para outros. É bom lembrar que o internauta não deve clicar em nenhum link desconhecido", disse.



Segundo Fabio Assolini, analista sênior de malware da Kaspersky Lab, os dados das contas dos usuários que clicaram no link podem estar comprometidas, por isso é importante mudar, o mais rápido possível, a senha do e-mail.



Assolini também ressaltou que, como a mensagem original é em inglês, é provável que o malware seja de fora do país. "Não deve se tratar de Trojan brasileiro. É possível que seja um malware gringo, como o Zeus, especialmente", afirmou.



O analista também alertou sobre outro detalhe do link. "O link termina com um ponto de interrogação. O e-mail inserido no final é para enganar o usuário, um truque comum nesse tipo de mensagem", disse.



A URL escrita no corpo do e-mail também é derivada de um site encurtador de links, o "fur.ly". E, segundo Assolini, a mesma apontava para um arquivo hospedado no 4shared.com. No entanto, este já foi retirado do ar, o que impediu que o analista identificasse o tipo de arquivo.



Não sabe qual antivírus usar? O TechTudo te ajuda a escolher!




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/05/virus-com-link-de-fotos-atinge-e-mails-e-compromete-contas-de-usuarios.html

0 comentários:

Postar um comentário