sexta-feira, 14 de junho de 2013

Mitos e verdades sobre Windows; tire suas dúvidas










O Windows, sistema operacional desenvolvido pela Microsoft e o mais popular do mundo em computadores, costuma despertar algumas dúvidas comuns entre os usuários, como a questão da segurança e o desempenho. Para sanar esses e outros questionamentos, o TechTudo preparou um artigo especial com um compilado das dúvidas mais frequentes. Confira:



Windows 8 (Foto: Divulgação)
Windows 8 (Foto: Divulgação)


O Windows é um sistema operacional mais vulnerável a vírus que outros?



O que acontece, na verdade, é que o Windows é a plataforma com maior número de usuários, portanto é o sistema mais visado pelos crackers. Outro detalhe é que grande parte dos ataques exploram brechas de softwares que estão instalados no sistema, como o Adobe Reader, Flash, Java, dentre outros. Por esse motivo, de nada adianta um antivírus caro e sempre com a última vacina se os programas não estão atualizados.



Qual o risco com a instalação de uma versão pirata do Windows?



Além de passar vergonha em público com os alertas do WGA, uma instalação pirata do Windows não conta com o suporte da Microsoft e alguns softwares exclusivos para sistema original, como o Security Essentials. O sistema continua recebendo atualizações críticas de segurança, entretanto, alguns updates não podem ser instalados por usuários de versões pirata. Além disso, é bom lembrar, pirataria é crime.



É possível instalar duas versões do Windows em um mesmo computador?



Sim. Basta criar duas partições no HD e instalar uma versão do Windows em cada unidade. No entanto, ao fazer isso, deve-se respeitar a ordem cronológica dos sistemas, ou seja, instalar a versão mais antiga do sistema operacional primeiro. Dessa forma, a edição mais atual do sistema consegue detectar a anterior e adiciona um menu que permite escolher qual Windows iniciar assim que o computador é ligado.



Dual boot entre Windows e Linux (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Dual boot entre Windows e Linux (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


As versões mais recentes do Windows rodam programas para versões mais antigas?



Sim. O Windows é um sistema extremamente compatível com aplicações legadas. Na maioria dos casos, basta instalar o programa normalmente e executá-lo. Em situações mais específicas, o modo de compatibilidade pode resolver o problema. Saiba mais sobre os recursos de compatibilidade do Windows.



O Windows é um bom sistema operacional para jogos? Qual versão é a melhor para este fim?



Sim, é o melhor sistema para jogos, pois possui uma infinidade de títulos exclusivos e continua sendo o sistema mais focado pelas desenvolvedoras. Quanto a melhor versão, depende do hardware do computador. Se seu PC é antigo e não roda os jogos atuais, o Windows XP é o mais indicado por ser leve e estável. Por outro lado, se você possui uma placa de vídeo de última geração compatível com a versão mais recente do DirectX, os gráficos dos jogos ficarão melhor no Windows 8.



Por que o Windows vai caindo o desempenho com o passar do tempo?



CCleaner é uma ferramenta essencial para quem quer manter a saúde do computador em dia  (Foto: Reprodução/Paulo Higa)
CCleaner é uma ferramenta essencial para quem quer manter a saúde do computador em dia (Foto: Reprodução/Paulo Higa)


Principalmente devido a instalação de programas, que adicionam entradas desnecessárias à inicialização do Windows. Entretanto, não basta apenas desinstalar os aplicativos que você não usa. Ao fazer isso, é importante utilizar um programa como o Ccleaner para remover os arquivos temporários e entradas desnecessárias no registro deixados pelos programas que foram desinstalados (saiba mais). Na teoria, desfragmentar o HD também pode ajudar, mas na prática o resultado pode não ser visível.



É possível bloquear a instalação e execução de programas no PC?



Sim. Para isso, basta criar uma conta de usuário sem privilégios administrativos e definir uma senha para a conta principal. Para mais detalhes, acesse esse tutorial.



Existe uma ferramenta de correção automática de erros no Windows 8?



Sim. Essa ferramenta é acionada automaticamente durante o boot quando o Windows não pode ser iniciado corretamente ou quando ocorre o desligamento forçado, como uma queda de energia ou tela azul por exemplo. Caso queira acessá-la, siga esse tutorial e, no sexto passo, clique em “Reparo Automático”.



Inicialização avançada do Windows 8  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Inicialização avançada do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Ainda tem dúvidas sobre o Windows? Pergunte no Fórum do TechTudo!




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/06/mitos-e-verdades-sobre-windows-tire-suas-duvidas.html

0 comentários:

Postar um comentário