quarta-feira, 4 de março de 2015

Vai baixar o Skype? Cuidado com malware Skyfall que simula instalador










O Skype é um dos programas de chamadas de vídeo mais populares do mundo e talvez, exatamente por isso, está sendo alvo de um novo malware. O Skyffall é um trojan perigoso que imita o instalador de um suposto complemento para o software da Microsoft, com o objetivo de enganar usuários. A ameaça está se espalhando pela própria plataforma por meio de mensagens enviadas por quem já se infectou.

Skype em ASCII? Vídeochat em código disponível no GitHub faz sucesso

Skype pode ganhar versão web sem plugin (Foto: Reprodução/Aline Jesus) (Foto: Skype pode ganhar versão web sem plugin (Foto: Reprodução/Aline Jesus))Skype está sendo alvo de malware (Foto: Reprodução/Aline Jesus)


As mensagens contêm a expressão “Meu Deus!”, seguida do username da vítima e de um link que redireciona o usuário para uma página na web. Lá, um falso vídeo demora para carregar até que a página solicite o download de um arquivo EXE (.exe), extensão para programas executáveis.

Ao ser baixado e instalado como se fosse um complemento do Skype, o trojan sequestra a máquina e passa a usá-la como um servidor de adware e enviar mensagens no Skype e enganar mais pessoas.

Link falso enviado por Skype faz vítima instalar trojan no computador (Foto: Reprodução/Secure List)Link falso enviado por Skype faz vítima instalar trojan no computador (Foto: Reprodução/Secure List)

A página falsa só opera no Internet Explorer e traz diversos comentários falsos sobre o suposto vídeo para tentar fazer a vítima permanecer por tempo suficiente para o ataque ocorrer. Até o momento, foram identificadas mensagens suspeitas em espanhol e inglês, ainda não havendo registros de mensagens em português.

Página falsa que abriga trojan exibe falso vídeo (Foto: Reprodução/Secure List)Página falsa que abriga trojan exibe falso vídeo (Foto: Reprodução/Secure List)

O malware foi identificado por especialistas pela primeira vez nesta terça-feira (3). Desde então, os criadores têm modificado parte do código malicioso para driblar detecções por antivírus. Por enquanto, a dica para evitá-lo é não clicar em hipótese alguma em links enviados por desconhecidos no Skype, ou até mesmo por amigos, antes de se certificar com a pessoa de que se trata de conteúdo seguro.

Skypefall é trojan que exibe instalador aparentemente autêntico (Foto: Reprodução/Secure List)Skypefall é trojan que exibe instalador aparentemente autêntico (Foto: Reprodução/Secure List)


Via Secure List

Como gravar vídeos do Skype no computador? Comente no Fórum do TechTudo



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/03/vai-baixar-o-skype-cuidado-com-malware-skyfall-simula-instalador.html

0 comentários:

Postar um comentário