quinta-feira, 5 de março de 2015

PlayStation 2: veja as curiosidades do console que comemora 15 anos










O PlayStation 2 completa 15 anos no dia 4 de março com muito sucesso e grandes jogos no currículo. O segundo console da Sony foi lançado em 2000, no Japão, e chegou aos Estados Unidos apenas em outubro do mesmo ano. Hoje, o aparelho não recebe mais games, mas ainda é lembrado com carinho pelos fãs. Relembre algumas das curiosidades do PS2:

PlayStation 2: relembre os acessórios mais populares do console

PS2 completa 15 anos em 2015 (Foto: Divulgação)PS2 completa 15 anos em 2015 (Foto: Divulgação)

O mais vendido

O PS2 é o console mais vendido do mundo, com mais de 155 milhões de unidades comercializadas pelo mundo. Em segundo lugar está o Nintendo DS, portátil que chegou perto, com 154 milhões de unidades comercializadas, mas que não destronou o “rei” da Sony do primeiro lugar.

PS2 é o console mais vendido do mundo (Foto: Reprodução/Game Wiki)PS2 é o console mais vendido do mundo (Foto: Reprodução/Game Wiki)

Porém, o PS2 foi lançado em 2000, e o DS em 2004, com alguns anos de folga. Ainda assim, o console da Sony se manteve na frente, vendendo mais que outros grandes sucessos, como Game Boy, Xbox 360, Wii e até mesmo o PSOne.

Gráficos HD antes de seu tempo

O PS2 foi um dos primeiros, se não o primeiro, console a ter gráficos em alta definição, superando até mesmo as TVs da época em que foi lançado. Diversos títulos foram disponibilizados com suporte a resolução de 480p, além de visualização widescreen.

Gran Turismo 4 foi um dos jogos em HD no PS2 (Foto: Divulgação)Gran Turismo 4 foi um dos jogos em HD no PS2 (Foto: Divulgação)

A funcionalidade era compatível apenas com TVs que tinham entrada de cabo vídeo componente, vendido em separado do console. Raros títulos chegaram a ter suporte a 1080i, a resolução máxima naquela época, incluindo Gran Turismo 4 – bem antes da “nova geração” de seu tempo chegar, com o PS3 e Xbox 360.

A maior quantidade de jogos

Com seu sucesso, o PS2 recebeu uma verdadeira enxurrada de jogos, alguns muito populares, outros nem tanto. Na verdade, o console chegou a receber games mesmo quando o PS3 já estava quase no fim de sua vida útil, praticamente com o PS4 chegando ao mercado.

PS2 chegou a receber alguns jogos recentes (Foto: Divulgação)PS2 chegou a receber alguns jogos recentes (Foto: Divulgação)

Calcula-se que existam pelo menos mais de quatro mil títulos lançados no PS2, com alguns vendendo milhões, e assim auxiliando também no sucesso de unidades comercializadas do videogame no mundo todo.

No Brasil? Atrasado

O PS2 chegou ao Brasil apenas em 2008, com pelo menos oito anos de atraso. É claro que muitos fãs brasileiros já tinham o aparelho antes, graças ao chamado “mercado cinza” e às importadoras que traziam o console de fora, ainda que sem o suporte da Sony.

PS2 foi lançado com atraso no Brasil (Foto: Divulgação)PS2 foi lançado com atraso no Brasil (Foto: Divulgação)

Na ocasião do lançamento, o aparelho chegou ao Brasil beirando R$ 800. Antes de sua chegada oficial era possível encontrá-lo por menos de R$ 500. A Sony chegou a oferecer suporte e alguns jogos originais a preços promocionais, mas o lançamento atrasado não resultou em um grande sucesso.

Acessórios inovadores

O PS2 foi casa para uma série de acessórios inovadores, entre eles controles sem fio, a câmera EyeToy com sensor de movimento, pistolas especiais com formatos diferentes e tapetes de dança mais avançados que os anteriores.

O EyeToy no PS2 (Foto: Divulgação)O EyeToy no PS2 (Foto: Divulgação)

O EyeToy foi um dos que mais chamou a atenção. Muito antes do Wii Remote e do Kinect, a pequena câmera capturava os movimentos dos jogadores dentro dos games, que respondiam conforme era pedido. Saíram jogos de aventura, ação e até de luta para o acessório, mas não ficou tão famoso no mundo todo.

Aquela ajuda no mercado de filmes

Além de ser um console muito poderoso para sua época, o PS2 rodava DVDs como uma de suas principais funcionalidades – aliás, DVD também era a mídia utilizada nos jogos, o que “facilitou” a pirataria. Por isso, o console foi um sucesso entre quem amava ver filmes em casa, no conforto do sofá.

DVD foi a mídia do PS2 (Foto: Divulgação)DVD foi a mídia do PS2 (Foto: Divulgação)

O fato de rodar filmes impulsionou não apenas o mercado de DVDs, mas também ajudou, e muito, nas vendas do próprio console. Ele era, proporcionalmente, mais barato que um player da mídia na época, já que, além de funcionar com os discos para filmes, também rodava os jogos mais modernos do momento.

Séries de sucesso

Foi no PS2 que muitas séries nasceram, enquanto outras se desenvolveram e conseguiram um enorme sucesso. Uma das sagas nascidas no console da Sony foi Monster Hunter, que hoje é um dos "xodós" do Japão, vendendo milhões em aparelhos portáteis.

God of War foi uma série que nasceu e fez sucesso no PS2 (Foto: Divulgação)God of War foi uma série que nasceu e fez sucesso no PS2 (Foto: Divulgação)

Além disso, jogos como God of War, Metal Gear Solid, Gran Turismo e Tomb Raider receberam capítulos marcantes no PS2, que ajudaram a desenvolver estas séries também em outros aparelhos e em outras gerações.

Qual o melhor serviço de assinatura: Xbox Live Gold ou PlayStation Plus? Opine no Fórum do TechTudo!



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2015/03/playstation-2-veja-curiosidades-do-console-que-comemora-15-anos.html

0 comentários:

Postar um comentário