domingo, 28 de setembro de 2014

Robô encontra objetos perdidos com tecnologia de radiofrequência










Pesquisadores criaram um robô capaz de encontrar objetos perdidos em casa. Ele funciona a partir de um sistema de radiofrequência. É muito simples: basta que os objetos estejam com etiquetas que emitirão sinais para se comunicar com a máquina inteligente. A tecnologia é uma solução para aqueles que se consideram "esquecidos" e promete dar uma folga para o tão recorrido São "Longuinho".

Empresa japonesa anuncia robô que pode evitar acidentes de carro

Robô pode encontrar objetos em alguns segundos (Foto: Reprodução/YouTube)Robô pode encontrar objetos em alguns segundos (Foto: Reprodução/YouTube)

Cada objeto deve receber uma “tag” com a sua assinatura em radiofrequência, que precisa ser única. Com um algoritmo de buscas, ele é capaz de entender os pedidos do usuário e, então, procurar os objetos pela casa.

O robô, por meio de antenas nas laterais, consegue receber esses sinais e os encontrar. Conforme ele se aproxima de um objeto, recebe um sinal mais forte e pode se mover em sua direção. Nos testes, ele foi muito eficiente, encontrando medicamentos, controle remoto, telefone celular, etc.

Drone no Brasil, é verdade? Confira no Fórum do TechTudo.

“Com uma pequena modificação em alguns dos objetos da sua casa, um robô poderia rapidamente ter um inventário de seus bens e navegar até um objeto de sua escolha. Se você estiver procurando por alguma coisa, este robô vai mostrar onde ela está”, explica o co-autor do estudo, Travis Deyle.

Apesar de já estar evoluindo bastante, o projeto ainda está no início e os testes vêm sendo feitos pelos próprios desenvolvedores. Não há nenhuma previsão sobre o seu lançamento para o público geral por enquanto. Veja um vídeo do robô abaixo:

Via CNET, UberGizmo e IEEE Spectrum



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/09/robo-encontra-objetos-perdidos-com-tecnologia-de-radiofrequencia.html

0 comentários:

Postar um comentário