domingo, 14 de abril de 2013

Rumores sobre o iOS 7: o que a Apple pode lançar no próximo update










O iOS 7, próximo sistema operacional da Apple, está sendo testado internamente desde janeiro de 2013 e, de acordo com os rumores, deve trazer inovações nunca antes vistas. Além de recursos inéditos, pela primeira vez a companhia da maçã deverá atualizar o visual do sistema, que é basicamente o mesmo desde 2007. Confira os principais rumores sobre o que a Apple pode lançar no próximo update do iOS. 



Conceito de iOS 7 (Imagem: Reprodução/iphonesoft.fr)
Um dos conceitos para a nova aparência do iOS 7 (Foto: Reprodução/iPhoneSoft)


Mapas



Dentro das melhorias do novo sistema da Apple, uma dada como certa são as correções (ou ao menos a diminuição dos problemas) no Apple Maps, serviço de mapas lançado pela empresa junto com o iOS 6, em junho de 2012. Foram tantas críticas às falhas nos mapas e no sistema de navegação, que Tim Cook pediu desculpas publicamente, e a Apple chegou a contratar ex-funcionários da Google para reverem o serviço de localização.



É provável, também, que as bases de dados sejam complementadas nos mapas brasileiros, adicionando a indicação de paradas de ônibus e estações de trem ou metrô, por exemplo. A companhia adquiriu diversos serviços que trabalham com localização por mapas, como a TomTom, e deve trazer algumas novidades que aproximem o Apple Maps ao serviço semelhante do Google.



Google Maps x iOS Maps (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)
Google Maps x iOS Maps (Foto: Reprodução/Daniel Pinto)


Outra possível novidade pode estar no funcionamento do GPS para locais fechados, como shoppings. Em março desse ano, a Apple comprou a WiFiSlam, empresa que desenvolveu formas de  localização e mapeamento de ambientes internos. Seria possível utilizar o GPS para se localizar em feiras e eventos, por exemplo, e ainda encontrar pessoas nestes locais.



Segurança



Além de corrigir falhas de segurança no iOS 6, rumores dão conta de que o novo iOS venha com sistemas de autenticação por biometria, ou seja, seja capaz de reconhecer o usuário por meio de impressões digitais. Em julho de 2012, a Apple comprou a AuthenTec, empresa especializada em desenvolver este tipo de autenticador para dispositivos móveis. Outra novidade seria o uso de biometria para confirmar pagamentos pelo smartphone.



Experiência do usuário: widgets, mission control e mais



Conceitos para iOS 7 (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)
Conceitos para a nova aparência do iOS 7 (Foto:

Reprodução)


Muitos conceitos vêm colocando a necessidade do novo iOS otimizar a experiência do usuário, melhorando a forma como alguns recursos são utilizados. Os rumores se dividem em duas partes: a primeira defende que a Apple fará uma reformulação total no iOS 7, mudando design e trazendo recursos inovadores. Dentro desta primeira parte, há também aqueles que acham que estes novos recursos não seriam tão inovadores assim, inspirando-se no que foi criado recentemente pelos seus concorrentes, como as “live tiles” do Windows Phone.



O segundo grupo de boatos propõe que a renovação no design não será tão radical, mas que haverá recursos que modificam consideravelmente a forma como os usuários interagem como iOS. Assim, o sistema traria apenas detalhes úteis, como um modo de resposta rápida a mensagens, e a adição de widgets, semelhante aos do Android.



O que os usuários esperam do novo iOS 7? Compartilhe sua opinião  no Fórum do TechTudo!



Além disso, também já foi imaginado a aplicação da função Mission Control ao iOS. O recurso, já conhecido pelos usuários dos OS X mais atuais, torna possível o acesso a todos os programas em execução e suas respectivas janelas abertas de forma rápida e intuitiva. O recurso, se presente no iPhone e no iPad, modificaria a forma como se utiliza o gerenciador do tarefas no iOS.



Por enquanto, o que se sabe é que o desenvolvimento do novo sistema estava atrasado, havendo inclusive uma transferência interna de engenheiros da equipe do OS X para auxiliar no desenvolvimento do iOS. A última vez que isso aconteceu foi em 2007, quando o iOS foi lançado junto da primeira versão do iPhone.



É possível que, assim como foi feito no ano passado com o iOS 6, a versão 7 chegue até o meio do ano, para que os próximos aparelhos da companhia - como o aguardado iPhone 5S - já cheguem às lojas carregando a novidade.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/rumores-sobre-o-ios-7-o-que-a-apple-pode-lancar-no-proximo-update.html

0 comentários:

Postar um comentário