sábado, 20 de abril de 2013

Lixo é vendido como matéria-prima na internet










Boa parte dos resíduos que produzimos todos os dias é valiosa, já que é a fonte de produção de diversos negócios. Portanto, jogá-los fora sem enviar à reciclagem significa não só poluição ambiental, como desperdício enorme de material e dinheiro. Pensar que resíduos sólidos podem ser vendidos ajuda a valorizá-los. Agora, imagine que grande perda já que as empresas não pensam da mesma forma!


Para valorizar resíduos gerados por empresas brasileiras e promover seu reaproveitamento, a jovem empreendedora Mayura Okura, de 26 anos, fundadora da Maynis Negócios e Investimentos Sustentáveis criou a plataforma virtual B2Blue*. Nela, indústrias e escritórios de qualquer atividade podem anunciar a venda de seu “lixo” e negociar compra e transporte com outras empresas que buscam matéria-prima para sua produção. A negociação e o pagamento são feitos online, por meio da plataforma.


A B2Blue também aceita anúncios de soluções de gerenciamento de resíduos sólidos, de produtos feitos com antigos resíduos e de “desafios” para encontrar a destinação correta ou o reaproveitamento de um tipo de material difícil de gerir. E as soluções sugeridas para produtos desta categoria – tais como inovações no modo de destiná-los, tratá-los ou reaproveitá-los – podem resultar em prêmios! A recompensa é oferecida a critério de cada empresa anunciante, em cada desafio.


A iniciativa de Mayura é um exemplo de como uma boa ideia pode ajudar a solucionar problemas ambientais que afetam todos nós, diariamente. E de que a internet pode ser uma aliada para conectar necesidades de diferentes pessoas, não só quanto a resíduos, mas também em transporte, serviços municipais ou voluntariado.


Leia mais histórias inspiradoras de jovens que enxergaram oportunidades de negócio que promovem a sustentabilidade:

Menino de dez anos cria empresa de reciclagem e doa lucro para crianças sem-teto

Antes dos 13, empreendedores já lucram com sustentabilidade

Jovem holandês cria raia-robô para limpar lixo plástico dos oceanos

A incrível história da garota que criou sua linha de cosméticos não tóxicos


Abaixo, outras ideias para ganhar dinheiro com lixo e também para produzir menos resíduos:

Tire dinheiro do lixo!

Ele acha (muito) dinheiro no lixo

Em um ano, família produz apenas um pote de lixo. Você conseguiria?


*B2Blue


Foto: JMacPherson / Creative Commons



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/lixo-e-vendido-como-materia-prima-na-internet-2/

0 comentários:

Postar um comentário