terça-feira, 16 de abril de 2013

Star Wars VII, VIII, IX: Trilogia Thrawn e Universo Expandido de Star Wars










Todo mundo já sabe: a Disney comprou a Lucasfilm e todas as suas subsidiárias, e anunciou que filmará os episódios VII, VIII e IX da nossa saga de ficção científica favorita, Star Wars. Finalmente vamos saber o que aconteceu depois do contra-ataque do Império e do retorno do Jedi, certo? Bem, na verdade, você nem precisava ter esperado 30 anos.

Lançada em 1991, a série de livros da Trilogia Thrawn, do autor norte americano Timothy Zahn, se passa cinco anos após o final do episódio VI. Os heróis que conheceu na trilogia original lutam contra o mais novo líder do que restou do Império Galáctico, o Grão-almirante Thrawn. Enquanto isso, tentam estabelecer o equilíbrio interno necessário para consolidar a Nova República. A trilogia ficou conhecida como a “sequência que nunca foi feita”. E o mais legal: a obra é licenciada pela própria Lucasfilm. Ou seja, é quase oficial.

Os novos personagens e o tempero que Zahn adicionou à cronologia oficial de Star Wars incentivaram outros autores a contribuírem com a história. Há quem diga que ela influenciou até o próprio George Lucas a filmar os episódios I, II e III (o que nem todo mundo considera uma coisa boa, mas tudo bem). Daí por diante, surgiram dezenas de mídias, como HQs, livros e games, que foram dando uma forma mais definida ao conjunto de obras baseadas em Star Wars, conhecidas como Universo Expandido.

O Big Bang do Universo Expandido foram HQs publicadas pela Marvel e, posteriormente, pela Dark Horse. E ele nunca mais parou de crescer. Tem de tudo: desde histórias que se passam milhares de anos antes do episódio I até mais de cem anos depois do episódio VI. Para quem se interessa, o site colaborativo Wookiepedia contém diversas páginas sobre todo o Universo Expandido. Nem precisa dizer, né? Contém spoilers.

Ainda é debatido se o Universo Expandido é canônico na saga ou não. George Lucas chegou a falar que ele é diferente do universo dos filmes, que ele mesmo escreve, mas ressalta que tenta fazer com que ambos os universos sejam mutuamente consistentes.

 Mas, agora que Lucas não está mais no comando supremo da saga (ele vai servir de consultor, mas não dá mais a palavra final), como serão os episódios VII, VIII e IX? Estarão eles em harmonia com o Universo Expandido? A Disney afirmou que a história dos novos episódios será inteiramente nova. Timothy Zahn quis até puxar sardinha pro seu lado e declarou que seria preferível que a nova trilogia seguisse o caminho que ele desenhou com seus livros. Até eu preferiria, né?

A Trilogia Thrawn é um ótimo jeito para você começar a explorar toda esta fartura, mesmo que ela seja futuramente anulada pelos futuros filmes (o que eu espero que não ocorra :D ). Mas o Universo Expandido está aí, com uma infinidade de coisas para você ler, ouvir, assistir, jogar etc. Então, ação, aventura, crueldades imperiais, batalhas espaciais, drama e romance não faltam.

Recomendo outras mídias do Universo Expandido também! Há tanta coisa sobre o que falar: você viu que a LucasArts foi fechada? E Star Wars 1313, como fica? Bem, isso é assunto pra uma próxima dica!



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/superblog/dica-da-liga-trilogia-thrawn-e-universo-expandido-de-star-wars/

0 comentários:

Postar um comentário