terça-feira, 16 de abril de 2013

Ubuntu 13.04 perde Gwibber e ganha Friends para gerenciar redes sociais










Um consenso entre usuários do Linux é de que não há um bom gerenciador de redes sociais para a plataforma. Sintoma desta lacuna é a decisão da Canonical de abandonar o Gwibber, cliente de redes que acompanhava o Ubuntu desde a edição 10.04 do sistema. Agora a aposta é no Friends.



Gwibber foi deixado de lado para a criação do Friends (Foto: Reprodução)
Gwibber foi deixado de lado para a criação do Friends (Foto: Reprodução/ OMG Ubuntu)


Embora seja feito pelo mesmo desenvolvedor, o Friends não guarda muitas semelhanças com o aposentado Gwibber. Em primeiro lugar, ele foi completamente redesenhado para servir como cliente de redes sociais em dispositivos com telas sensíveis ao toque, o que sinaliza que será o aplicativo padrão do Ubuntu Touch.



Ainda em estágio de desenvolvimento, a novidade apresenta diversas características comuns às interfaces touch: para atualizar o feed de atualizações, por exemplo, é necessário deslizar a coluna. Além disso, ao contrário do antigo cliente, o app apresenta todas as atualizações dos contatos em uma única coluna, o que pode parecer confuso e, certamente, irá cobrar tempo dos usuários para que se acostumem com a novidade. Em todo o caso, o desenvolvedor do aplicativo pretende remodelar esse conceito em novas versões.



Ainda cru, Friends acabou não sendo incluído no beta do Ubuntu 13.04, já disponível para os usuários, mas imagina-se que estará presente na versão final da atualização. Quem estiver curioso sobre o sucessor do Gwibber, já pode entrar na central de aplicativos do sistema operacional e instalá-lo. Vale lembrar também que a Unity do novo Ubuntu terá uma lente social para facilitar buscas e interações direto do Dash.



Qual é o melhor sistema operacional do mercado? Comente no Fórum do TechTudo!



Via OMG Ubuntu




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/04/ubuntu-1304-perde-gwibber-e-ganha-friends-para-gerenciar-redes-sociais.html

0 comentários:

Postar um comentário