quinta-feira, 18 de abril de 2013

A história de quem transforma lixo em música











Orquestra-de-sucata---A-orquestra


“O mundo nos envia lixo. Nós mandamos música de volta”, com essa frase de impacto começa o vídeo de apresentação de um dos mais tocantes projetos que já vi no Kickstarter, o Landfill Harmonic.


O objetivo é arrecadar fundos para a produção de um documentário sobre a “Orquestra Reciclada”, grupo de crianças paraguaias que fazem música com instrumentos construídos com matéria-prima obtida do lixo.


Como a Orquestra Reciclada começou


Em 2006, Favio Chávez começou a trabalhar em um programa de reciclagem em Cateura, onde o principal aterro sanitário do Paraguai está localizado. Observando as necessidades das crianças nessa área, ele decidiu abrir uma escola de música, que foi o embrião da “Orquestra Reciclada” – cujo nome completo é “La Orquesta de Instrumentos Reciclados de Cateura”.


Quem dá suporte à criação dos instrumentos é Nicolás Gómez, luthier local conhecido como “Cola”. Ele se mudou para Cateura para trabalhar na coleta de lixo. Lá conheceu Favio e ambos passaram a trabalhar juntos na construção de instrumentos com materiais de reciclados. Dessa parceria saíram violinos e violoncelos de latas de óleo, flautas de tubulações de água, violões de caixas de embalagem, etc.


O som dos instrumentos surpreende tanto quanto o fato de uma orquestra nascer nos berços de um lixão. A música ganha um timbre próprio, metalizado por conta dos materiais empregados, mas ao mesmo tempo harmoniosos (nos vídeos abaixo dá pra ter uma ideia).


Landfill Harmonic, o documentário


A produção do documentário sobre o projeto desenvolvido em Cateura está entre as iniciativas que visam mostrar a “Orquestra Reciclada” ao mundo. Além do filme, O maior museu de instrumentos musicais do mundo, o MIM, no Arizona (EUA), organizará uma exposição permanente com os instrumentos criados por Favio, Nicolás e as crianças. Uma apresentação da orquestra na abertura da exposição faz parte dos planos.


- Gostou do projeto? Veja como apoiá-lo (a partir de 1 dólar)


Trailer oficial do documentário


Um pouco mais da Orquestra Reciclada em vídeo


Orquestra de sucata - Ada e Tania

Orquestra Reciclada – Ada e Tania


0 comentários:

Postar um comentário