segunda-feira, 28 de julho de 2014

Como fotografar no modo manual do seu celular?










Os smartphones atuais costumam ter diversas opções interessantes de fotografia. Uma boa quantidade deles, inclusive, possui um modo manual de fotografar, que permite que os usuários personalizem diversas configurações para melhorar o resultado final das imagens. Se você quer personalizar suas imagens e tirar o máximo possível das câmeras dos dispositivos, é preciso conhecer todas as funções que eles oferecem. Confira os detalhes abaixo.

Confira dicas para filmar e fotografar sem tremer

Velocidade

Esta configuração define o tempo que o celular demorará para fazer o clique. Quanto mais rápido o disparo, menos luz entra, e a foto fica mais escura. Quanto mais lento, mais clara fica a imagem. Outro ponto importante é que se o disparo for lento, poderá fazer com que as fotografias tenham “efeito de movimento”.

Aparelhos da Nokia são equipados com modo manual (Foto: Thiago Barros/Reprodução)Aparelhos da Nokia são equipados com modo manual (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Para quem deseja, por exemplo, tirar uma foto de um jogador chutando a bola em um jogo de futebol, usando a velocidade mais rápida, ele clicará exatamente o lance. Com mais baixa, conseguirá “registrar o movimento”, podendo deixar a imagem com borrões, justamente para dar este efeito.

Vale lembrar que é fundamental que, quanto mais lenta a exposição, mais a câmera se estabilize, pois a foto fica sujeita a sofrer mais tremidas. Os resultados podem ser ótimos, principalmente para fazer com que locais de baixa luz fiquem mais claros. No entanto, é preciso garantir que nem câmera não se mova para isso.

ISO (Sensibilidade)

A questão da iluminação da foto passa não só pela velocidade como também pelo ISO. Esta é a sensibilidade da câmera, ou seja, o quanto de luz ela vai absorver. Quanto maior este número, mais clara a imagem fica. No entanto, ele precisa ser ajustado junto com a velocidade, para evitar extremos, tanto claros como escuros, e também ruídos.

Telefones da Samsung têm opções de câmeras manuais (Foto: Thiago Barros/Reprodução)Telefones da Samsung têm opções de câmeras manuais (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

O importante nesta configuração é não esquecer da velocidade. Ambas devem receber ajustes que se encaixem. Se você está em um local escuro, obviamente precisa de um pouco de compensação de luz, mas é preciso tomar cuidado para não exagerar. Caso a velocidade e a sensibilidade sejam muito aumentadas juntas, irão passar do ponto.

Basicamente, é preciso ter em mente que o ISO baixo permite a captura de menos luz, porém com melhor qualidade. O ISO alto tem imagens mais claras, mas granuladas, e ruídos são mais comuns. Um tripé ou apoio é fundamental para registrar fotos com um visual melhor e mais definido.

Balanço de Brancos

Esta é uma função de correção de cores. Dependendo da iluminação e do local em que o usuário se encontra, as fotos podem sair com coloração menos viva ou, de certa maneira “incorreta”. Nas câmeras de celulares com modo manual, é possível usar o recurso deste balanço de brancos para evitar que isso aconteça.

Normalmente, o usuário tem alguns padrões que pode definir para clicar, como “luz do dia”, “nublado”, “incandescente” e “fluorescente”, nos aparelhos Samsung. Escolher a configuração certa é fundamental para que a fotografia consiga representar de maneira perfeita as cores das imagens.

Confira como fotos podem ser diferentes (Foto: Thiago Barros/Reprodução)Confira como fotos podem ser diferentes (Foto: Thiago Barros/Reprodução)




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/07/como-fotografar-no-modo-manual-do-seu-celular.html

0 comentários:

Postar um comentário