segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Áudio em alta definição: entenda a tecnologia e sua aplicabilidade










O conceito de áudio HD vem ganha força no mercado, prometendo experiências sonoras únicas em tempos de fidelidade tecnológica avançada. Entretanto, existe um pouco de dúvida a respeito de sua diferença para os formatos que estamos acostumados, como o CD e MP3. Além disso, até onde o ouvido humano consegue perceber a qualidade do som? Para esclarecer dúvidas sobre essa tecnologia, o TechTudo preparou um texto especial.

Para que serve um subwoofer? Conheça um pouco dessa tecnologia

Acabamento do fone chama a atenção por onde passa (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Até onde o ouvido humano consegue perceber um áudio em HD? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O conceito de áudio em alta resolução diz respeito a outros dois conceitos: taxas de amostragem e bitrate altos. A taxa de amostragem é a quantidade de um sinal analógico coletadas durante certo tempo e depois convertidas para dados digitais. O CD, por exemplo, possui 44,1 KHz, o que significa que, em um segundo, criam-se 44,1 mil pontos de dados para serem novamente reproduzidos no mundo físico.

Como uma taxa de amostragem maior, consegue-se registrar mais frequências. De acordo com o Teorema de Nyquist, a taxa de amostragem ideal deve ser o dobro da frequência que queira-se registrar. Se você deseja captar a frequência de 20hz, a taxa de amostragem deve ser de 40Khz, basicamente a mesma de um CD.  E é ai que começa uma das questões discutidas ainda hoje, visto que o ouvido do ser humano só consegue captar sons de 20Hz até 20Khz.

Taxa de amostragem de um sinal analógico convertido para CD e audio HQ (Foto:Reprodução/Sony)Taxa de amostragem de um sinal analógico convertido para CD e audio HQ (Foto:Reprodução/Sony)

Muita  gente defende que as mudanças de qualidade sonora de arquivos acima de 44,1KHz são praticamente imperceptíveis, visto que nossa capacidade de audição não ultrapassa o que o CD, com seus 44,1Khz, consegue nos dar. Com 96Khz, por exemplo, estamos lidando com musicas com frequências de 47Khz, mais que o dobro do que nosso ouvido é capaz de perceber. Muitos dizem que são músicas para golfinhos.

O CD representou uma das maiores inovações no armazenamento e reprodução de áudio (Foto:Reprodução/wikimedia) (Foto: O CD representou uma das maiores inovações no armazenamento e reprodução de áudio (Foto:Reprodução/wikimedia))Na teoria, o CD já seria satisfatório para nossas ambições sonoras (Foto:Reprodução/wikimedia)

Por outro lado, outras pessoas defendem que harmônicos (frequências que compões o sinal e que são múltiplos inteiros da frequência fundamental do instrumento) podem ser reproduzidos com extrema fidelidade com taxas de amostragem altíssimas e que, mesmo sendo frequências acima da capacidade de audição, sua presença interfere no som original do instrumento. Pode ser verdade para algumas pessoas, mas a subjetividade é tamanha que não se pode tomar uma conclusão a prova de falhas.

Como resolver problema de vídeo no Instagram com voz distorcida? Comente no Fórum do TechTudo.

Já o bitrate é uma espécie de resolução (qualidade) dessa amostra, a quantidade de informação binária (valores 0 e 1). Quanto maior o bitrate, mais informações do som são armazenadas, e mais fiel ao áudio original é a sua versão digital.

Ele influencia diretamente na dinâmica do som: a variação entre o som mais baixo e o mais alto de certa música. Na música clássica, por exemplo, existe muita dinâmica nas músicas, com passagens quase inaudíveis aos desatentos até trechos onde o volume e a intensidade da música tornam-se poderosíssimos.

Concertos gravados se beneficiariam de um bitrate alto, pois possuem uma grande dinâmica musical (Foto:Reprodução/napolidavivere.it)Concertos gravados se beneficiariam de um bitrate alto, pois possuem uma grande dinâmica musical (Foto:Reprodução/napolidavivere.it)

Na fórmula, cada 1 bit representa uma variação de 6dB de volume entre o ponto mais baixo da música e o mais alto. Sendo assim, um CD, com 16 Bits, representa uma variação de 96dB de dinâmica musical, valor satisfatório para nossa capacidade humana de discernir volumes.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/01/audio-em-alta-definicao-entenda-tecnologia-e-sua-aplicabilidade.html

0 comentários:

Postar um comentário