domingo, 26 de maio de 2013

Dica da Liga: E a medalha vai para R2-D2!









Por Leandro D’Ippolito*



Amanhã vai rolar a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, sediada no Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo/SP. Mais de 100 robozinhos, representando escolas públicas e privadas do estado de São Paulo, estarão competindo e tentando garantir uma vaga para a final nacional, que ocorrerá em Fortaleza. Os vencedores vão para a etapa Internacional, a RoboCup.


O legal é que tanto o público leigo quando os estudantes que já conhecem a robótica podem participar. A missão dos robozinhos? Resgatar vítimas num ambiente hostil, que inclui trilhas cheias de obstáculos, redutores de velocidades, escombros e montanhas. Uma lata de refrigerantes representará a vítima, que deverá ser transportada para uma área segura, onde os humanos poderão assumir os cuidados ou bebê-la, dependendo da sede.


A premissa é que o robô tome todas as decisões sozinho. Vale robô construído a partir de kits ou do zero, pecinha por pecinha. A competição é uma forma de incentivar alunos a trabalharem na área de robótica, estratégica para o desenvolvimento do Brasil e que serve de ferramenta para o ensino de ciência, física, matemática, geografia, história e português.


O evento é gratuito e aberto ao público. Belo jeito de comemorar o Dia da Toalha/Dia do Orgulho Nerd, né?


Olimpíada Brasileira de Robótica – etapa regional – Estado de São Paulo

25 de maio de 2013, das 8 às 17 horas

Ginásio de Esportes do Centro Universitário da FEI, campus São Bernardo do Campo:

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972 – SBC – SP


 



* Você já conhece a Liga SUPERextraordinária? Toda segunda-feira você confere aqui uma sugestão de um dos leitores da SUPER selecionado para o grupo. Vale tudo: projetos, iniciativas, sites, filmes, livros legais que podem ajudar você a fazer a sua parte para deixar o mundo mais interessante e os seus amigos mais espertos.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/superblog/dica-da-liga-e-a-medalha-vai-para-r2-d2/

0 comentários:

Postar um comentário