sábado, 1 de junho de 2013

Curiosidades sobre os Pontos de Ben Day














Ponto de Ben Day é o nome dado a um processo de impressão, muito semelhante ao pontilhismo, que cria efeito de cores e ilusão de óptica utilizando pequenos pontos coloridos.


Curiosidades sobre os Pontos de Ben Day


Para os padrões atuais, esta técnica é antiga, ela foi amplamente utilizada nas revistas em quadrinho dos anos 50 e 60. A sistemática do processo consiste em combinar dois ou mais pontos diferentes e de mesmo tamanho, para criar uma outra cor.


Os gibis que empregavam os Pontos de Ben Day, utilizavam basicamente as cores ciano, magenta, amarelo e preto para criarem uma vasta combinação de cores e efeitos de sombreamento.


Curiosidades sobre os Pontos de Ben Day


O nome Ben Day é uma homenagem ao ilustrador Benjamin Henry Day Jr., responsável pela criação do processo. Aqui no Brasil os Pontos de Ben Day também são conhecidos como Retícula de Ben Day.


Com a evolução das técnicas de impressão, os quadrinhos acabaram por não mais utilizar os Pontos de Ben Day, mas o processo não foi esquecido. Na década de 60, Roy Lichtenstein, um dos principais nomes da Pop Art, usou largamente o processo em seus trabalhos.


Curiosidades sobre os Pontos de Ben Day


Hoje, os Pontos Ben Day são a marca registrada do trabalho de Lichtenstein. Sendo fácil encontrar diversos produtos personalizados inspirados nos conceitos desenvolvidos pela Pop Arte de Roy.


Curiosidades sobre os Pontos de Ben Day


Uma dica aos admiradores de Lichtenstein: É possível encontrar livros com bons descontos em São Paulo e em algumas livrarias na internet, que abordam a vida e a obra do pintor, detalham como ele se tornou famoso, seu contato com os Pontos de Ben Day e principalmente o seu olhar sobre o papel da arte na sociedade.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/mundodrive/kZTC/~3/vnVkssIFNKI/curiosidades-sobre-os-pontos-de-ben-day.html

0 comentários:

Postar um comentário