domingo, 2 de junho de 2013

Dark Souls, Xenoblade e Diablo 3; conheça os melhores RPGs para consoles










Com a nova geração de consoles mostrando seus primeiros detalhes, é uma boa hora de relembrar os melhores momentos que a sétima geração proporcionou aos amantes dos RPGs. Nesta matéria, iremos voltar brevemente no tempo e conhecer os melhores jogos do gênero lançados para Xbox360, PS3 e Wii.



O Melhor Enredo – Trilogia Mass Effect (PS3, Xbox360)



Personalidades bem construídas foram a principal marca de Mass Effect (Foto: Divulgação)
Personalidades bem construídas foram a principal marca de Mass Effect (Foto: Divulgação)


 


Se existe algo que todo fã de RPG gosta é uma história bem contada, personagens bem desenvolvidos, mundos que sofrem alterações com suas decisões e dão a sensação de estarem vivos. E em todos estes aspectos Mass Effect triunfa de forma excepcional, levando o jogador por três jogos inteiros e carregando as decisões feitas durante cada título da trilogia.



O Mais Inovador – Borderlands (PS3, Xbox360)



Há alguns anos atras a ideia de misturar FPS com RPG poderia ter sido motivo de piada para os mais conservadores. Felizmente este tabu foi quebrado nesta geração e, dentre outros resultados desta mistura, surgiu Borderlands. O jogo se passa em um mundo aberto abandonado e possui elementos de RPG dos mais variados, desde itens aleatoriamente derrubados por inimigos mortos – cerca de 3,5 milhões de variações – até a um complexo sistema de níveis e customização de habilidades.



A forma como o game misturou dois gêneros distintos foi marcante (Foto: Reprodução/ImageEvent)
A forma como o game misturou dois gêneros distintos foi marcante (Foto: Reprodução/ImageEvent)


Além da jogabilidade inovadora, o título faz uso de gráficos em cel-shading, que apesar de serem comumente usados em jogos de RPG, são extremamente incomuns em FPSs.



O Mais Subestimado – Lost Odyssey (Xbox 360)



Muitas batalhas com espadas no maior estilo Final Fantasy (Foto: Reprodução / IGN)
Muitas batalhas com espadas no maior estilo Final Fantasy (Foto: Reprodução / IGN)


Lost Odyssey foi um jogo que passou fora do radar de muitos gamers. O game conta com a presença do ilustre Hironobu Sakaguchi, criador do primeiro Final Fantasy, e também com Nobuo Uematsu, compositor do primeiro ao nono FF. O game pode ser considerado como o verdadeiro herdeiro da franquia da Square-Enix, contando com a mesma trilha sonora amada pelos fãs de longa data e com as lutas em turno que marcaram toda uma geração de amantes dos RPGs. A densa história e os gráficos de ponta completam o pacote.



O Mais Desafiador – Dark Souls (Xbox 360, PS3)



A aclamada sequência espiritual de Demon’s Souls trouxe novamente a satisfação de zerar um jogo. Demon’s Souls já havia mostrado o quão difícil um game pode ser, mas seu sucessor conseguiu superá-lo. Sendo assim, há poucos jogadores que podem se orgulhar de terem completado Dark Souls.



Matar um dragão como esse poderia se tornar um tormento em Dark Souls(Foto: Divulgação)
Matar um dragão como esse poderia se tornar um tormento em Dark Souls(Foto: Divulgação)


Morrer no jogo não era mais um obstáculo, e sim um lento aprendizado sobre melhores momentos para investir e padrões de ataque usados pelos inimigos. Porém, muitos gamers menos insistentes foram obrigados a pegar dicas em sites, enquanto outros simplesmente desistiram do título.



O Mais Divertido –  Tales of Vesperia (Xbox 360, PS3)



A saga Tales faz uso de gráficos coloridos, pitadas de humor e muita ação (Foto: Reprodução/PlaystationLifeStyle)
A saga Tales faz uso de gráficos coloridos, pitadas de humor e muita ação (Foto: Reprodução / PlaystationLifeStyle)


Embora pouco conhecida no Brasil, a saga Tales possui uma verdadeira legião de fãs no oriente. Com gráficos semelhantes a animes, em cel-shading, todos os games da franquia tem um ar ingênuo, divertido, com um gameplay simples e cativante. Infelizmente a versão de PS3 – com vários extras, incluindo um novo personagem – foi lançada somente no Japão, sendo a versão de Xbox 360 a única acessível para nós ocidentais.



O Mundo Mais Impressionante – The Elder Scrolls V: Skyrim (Xbox 360, PS3)



Uma das muitas belas paisagens de Skyrim (Foto: Reprodução/Moddb)
Uma das muitas belas paisagens de Skyrim (Foto: Reprodução/Moddb)


Skyrim é um fenômeno mundial. Além do gameplay inovador, que permite que o jogador faça quase tudo o que desejar, outro fator que chama a atenção são as vastas e belíssimas paisagens do título. Muitos foram os que viraram madrugadas no game para explorar o enorme continente de Tamriel, seja visitando as detalhadas cidades, esgueirando-se por escuras florestas ou desbravando cavernas habitadas por monstros e bandidos.



O Melhor Exclusivo de Xbox 360 – Fable 2



Seu cão e fiel amigo sempre o acompanha em Fable 2 (Foto: Reprodução/ TheIndifferentist)
Seu cão e fiel amigo sempre o acompanha em Fable 2 (Foto: Reprodução/ TheIndifferentist)


Situado 500 anos após o primeiro Fable, Fable 2 ficou marcado como o melhor jogo da série. Embora Fable 3 tenha sido lançado algum tempo depois, nem de perto fez o mesmo sucesso que o segundo jogo da franquia. Com belos gráficos e vasta possibilidade de exploração, nenhum outro título dessa geração fez com que as decisões tomadas no decorrer da história alterassem o corpo do protagonista. Boas escolhas poderiam lhe dar um ar de herói, enquanto as más fariam com que seu personagem tomasse um ar maligno, quase monstruoso.



O Melhor Exclusivo de PS3 – Valkyria Chronicles



Mais voltado aos fãs de RPGs japoneses, Valkyria Chronicles é uma mistura de elementos de RPG e tática. No gameplay aclamado pela crítica mundial, a cada turno os jogadores comandam suas tropas em direção ao inimigo e em seguida controlam suas unidades na batalha.



Um dos sistemas de manejamento de tropas mais únicos desta geração (Foto: Reprodução/ IGN)
Um dos sistemas de manejamento de tropas mais únicos desta geração (Foto: Reprodução/ IGN)


Cada classe possui habilidades distintas, snipers podem aguardar em cima de construções para matar inimigos à distância, enquanto tanques podem destruir barreiras para abrir caminho para as tropas. Valkyria Chronicles traz um sensação de comando tático muito pouco visto nos jogos dos últimos anos. O sucesso do game rendeu um anime e uma série de mangás.



O Melhor Exclusivo de Wii – Xenoblade Chronicles



Xenoblade Chronicles é um game enorme, e um dos mais complexos e difíceis do Wii. Com um sistema cíclico de dia e noite, controlando NPCs e desenvolvendo utilitários em um complicado sistema de fabricação de itens, o game engloba o melhor dos RPGs japoneses.



As belas paisagens de Xenoblade Chronicles mostram que o Wii também tem suas qualidades (Foto: Reprodução/HalfBeard's HUD)
As belas paisagens de Xenoblade Chronicles mostram que o Wii também tem suas qualidades (Foto: Reprodução/HalfBeard's HUD)


Personagens bem desenvolvidos, um misterioso mundo que se desenvolve em cima de dois gigantes, e uma trilha sonora admirável, mantem a trama interessante durante todo o jogo. Obrigatório para todos os donos do Wii.



O Mais Surpreendente – Final Fantasy XIII-2 (PS3, Xbox 360)



O novo sistema de lutas permite  usar monstros como aliados nas batalhas (Foto: Reprodução/2D-X)
O novo sistema de lutas permite usar monstros como aliados nas batalhas (Foto: Reprodução/2D-X)


Após o fraco Final Fantasy XIII, nem mesmo os maiores fãs de FF acreditavam no sucesso de uma continuação, tanto que quando foi anunciado, Final Fantasty XIII-2 teve uma recepção não muito amistosa. Porém ao ser lançado, para a surpresa de muitos, o game era tudo o que prometia. O título corrigiu os problemas do primeiro jogo e se tornou o que o anterior deveria ter sido. Um gigantesco mundo sujeito a alterações devido a viagens no tempo, monstros capturáveis, sistema de luta mais refinado, chefes secretos e tantas outras atrações o colocam entre os RPGs que ficarão na memória.



O Melhor MMORPG – DC Universe (PS3)



Crie seu próprio herói para invadir o universo da DC (Foto: Divulgação)
Crie seu próprio herói para invadir o universo da DC (Foto: Divulgação)


Embora ainda estejam engatinhando nos consoles, os MMORPGs já começaram a marcar presença entre os gamers destas plataformas. Dos poucos lançados, DC Universe se destaca por permitir que o jogador crie seu próprio herói para interagir com Batman, Mulher Maravilha, Flash, entre outros. O jogo é grátis e pode ser baixado diretamente pela PSN.



O Mais Aguardado – Diablo 3 – (PS3, PS4, e mais plataformas ainda não anunciadas)



Jogos como Diablo 3 prometem que esta geração não irá embora em silêncio (Foto: Divulgação)
Jogos como Diablo 3 prometem que esta geração não irá embora em silêncio (Foto: Divulgação)


Embora não possa competir com os gráficos de alguns títulos desta lista, Diablo 3 já está deixando os fãs da série ansiosos por seu relançamento. Diferente de sua versão para PC, a versão para consoles não irá exigir conexão constante à Internet, permitindo que muitos jogadores que não puderam experimentar o terceiro título da série, possam finalmente aproveitá-lo.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/06/dark-souls-xenoblade-e-diablo-3-conheca-os-melhores-rpgs-para-consoles.html

0 comentários:

Postar um comentário