sábado, 27 de setembro de 2014

Spam, adware, malware, roubo de token; veja 10 golpes no Facebook










Desde que o serviço de e-mail se popularizou, softwares maliciosos tentam aplicar golpes nos internautas. Com a chegada das redes sociais, os hackers mudaram as estratégias para enganar os usuários e espalhar spams pela Internet. O Facebook, por exemplo, se tornou um prato cheio para os cibercriminosos devido ao grande número de adeptos em todo mundo, já são mais de um bilhão.

Você já caiu? Lista tem top 10 dos golpes mais populares no Facebook

PCcomFacebook (Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo)Facebook (Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo)


Conheça os 10 golpes praticados na rede social de Mark Zuckerberg e saiba como se proteger:

1) Spam

Essa ação é caracterizada pelo envio de conteúdos e solicitações indesejadas por outros usuários da rede social, como mensagens em massa, publicações de links ou imagens em excesso nas linhas do tempo, além do pedidos de solicitações de amizades de pessoas desconhecidas. O spam é espalhado, muitas vezes, quando as pessoas clicam em links ou instalam softwares mal-intencionados. Ou ainda, quando o usuário tem a sua conta invadida e os cibercriminosos a usam para enviar mais spam.

O próprio Facebook possui ferramentas para proteger seus usuários de ataques de hackers, mas é primordial que o usuário fique atento a qualquer suspeita de spam e denuncie-o à rede social. Isso ajuda o site a remover o conteúdo malicioso. Além disso, o usuário pode remover vírus da sua conta.

2) Adware

Os Adwares são programas patrocinados por anúncios. Quando é feito o download, um componente adicional é instalado ou baixa uma barra de ferramentas no navegador. Alguns desses Adwares são “parentes” do spyware e coletam informações sobre o usuário para enviar aos anunciantes com o objetivo de caracterizar um alvo para a veiculação de publicidades. Além disso, eles podem até roubar a página inicial do navegador ou de busca, redirecionado o usuário para outros sites.

Este mecanismo pode apresentar também anomalias no sistema ou incompatibilidades que causem problemas com outros programas. É até mesmo capaz de atrapalhar o funcionamento do sistema operacional. A boa notícia é que é possível remover o Adware no Facebook.

3) Malware

Um malware é um software que invade a sua conta e coleta informações, além de fazer atualizações de status e enviar mensagens em seu nome. Enche sua conta de anúncios e pode fazer o PC travar.

Esse software malicioso pode ser baixado ao tentar assistir a um vídeo de uma publicação que tenha um link mal-intencionado, ao visitar um site que promete oferecer recursos inéditos e especiais do Facebook, como os que afirmam mostrar quem visitou seu perfil ou mudar a cor da página na rede social, ou ao fazer download de um suplemento de navegador duvidoso.

Se há suspeita que um malware se instalou no seu computador, a primeira coisa a se fazer é remover esse vírus. Além disso, é preciso alterar a sua senha do Facebook e fazer uma varredura no seu computador. Outra atitude que deve ser tomada é atualizar o navegador do seu PC para versões mais recentes que contam com proteção integrada. É preciso também analisar todas as extensões do navegador e remover todas as que achar suspeitas.

4) Phishing

O principal objetivo dessa fraude é coletar informações e dados pessoais importantes, através de mensagens falsas de e-mail, SMS ou por meio do Facebook. Assim, os cibercriminosos descobrem nomes e senhas dos usuários e, às vezes, até mesmo dados de contas bancárias e cartões de crédito. 

As informações são obtidas quando os internautas digitam o endereço de e-mail e senha em sites falsos que parecem com a página de login do Facebook criados por hackers. Com esses dados, eles podem acessar a sua conta na rede social e compartilhar diversos posts com links com anúncios falsos e vídeos.

Se o usuário perceber que a conta no Facebook está recebendo esse tipo de ataque, será preciso protegê-la mudando a senha. Saiba como navegar com segurança e como escapar de golpes de phishing.

5) Sharebaiting

Quem nunca se deparou com um post pedindo um “curtir e compartilhar” com a promessa de uma exibição de um vídeo incrível? Essas correntes de compartilhamento são links maliciosos intitulados de Sharebaiting. Ao encontrar um desses no feed de notícias ou na timeline de um amigo, o usuário deve denunciar o post imediatamente ao Facebook para que o conteúdo seja removido e não faça vítimas na rede social.

6) Self-XSS

Conhecido também como fraude de script entre sites, o ataque self-XSS é feito para enganar usuários prometendo ajudá-los a invadir a conta de outra pessoa, mas a intenção é fazer uma execução de um código mal-intencionado no computador para conseguir acesso a sua conta no Facebook. Com isso, o cibercriminoso pode atualizar status e comentar posts no nome da pessoa espalhando spam na rede social.

Para evitar esses ataques, o usuário nunca deve copiar e colar links suspeitos. Mas, caso tenha sua conta invadida, é preciso mudar a senha imediatamente e remover todas as extensões suspeitas do navegador de Internet.

7) Clickjacking

Já viu aqueles botões e ícones falsos que aparecem no Facebook? Esses são chamados de Clickjacking. Quando o usuário aperta o botão falso, ele está clicando em outro conteúdo que não pretendia curtir. Quando isso acontece, é preciso verificar se o Facebook foi infectado pelo vírus e conferir o ‘Registro de atividades’ do site e excluir todas as ações indesejadas.

Além disso, é preciso verificar se foi instalado algum aplicativo e/ou jogos não confiáveis e se houve algum aceso à conta de locais suspeitos. Executar o antivírus também ajuda a rastrear se algum ataque foi instalado por meio desses falsos botões.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/09/spam-adware-malware-roubo-de-token-veja-10-golpes-no-facebook.html

0 comentários:

Postar um comentário