terça-feira, 15 de abril de 2014

Lista tem 15 dicas para Google Docs; teste










O Google Docs ou Documentos, em português, é o editor de texto do pacote de aplicativos online do Google Drive. Bastante útil para armazenamento e compartilhamento de arquivos e quando tais documentos são produzidos de forma colaborativa por diversas mãos. O Google Docs aceita os formatos de arquivos de texto mais populares como DOC (Word), XLS, ODT, ODS, RTF, CSV, PPT e outros. Veja as 15 dicas para editar textos e utilize o Google Docs no seu computador da melhor forma.

Post falso no Facebook diz que rede social vai mostrar quem viu seu perfil

Google Docs (Foto: Divulgação/Google)Lista traz 15 dicas sobre Google Docs para melhorar a sua experiência com o aplicativo (Foto: Divulgação/Google)



1. Atalhos de teclado para o Google Docs

A lista abaixo possui mais de 40 atalhos de teclado úteis para o Google Docs, guarde as combinações.

Atalhos para documentos no Google Docs (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Atalhos para documentos no Google Docs (Foto: Reprodução/Carol Danelli)


2. Modo Tela Cheia

Para melhor visualizar o seu trabalho, no menu "Visualizar" há a opção "Tela cheia" (Ctrl+shift+F). Com ela, o cabeçalho do arquivo some, dando destaque à área de trabalho. Para sair desta opção basta apertar "Esc" ou, caso tenha feito pelo atalho, clicar nas setinhas do canto superior direito da tela;

No modo tela inteira, o cabeçalho do arquivo "some" e a área de trabalho fica maior (Foto: Reprodução/Carol Danelli)No modo tela inteira, o cabeçalho do arquivo "some" e a área de trabalho fica maior (Foto: Reprodução/Carol Danelli)



3. Use formatação de entretítulos, além do estilo 'texto normal'

Trabalhe com estilos diferentes de textos mudando a formatação do documento direto no cabeçalho;

Modifique o estilo do texto no menu indicado (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Modifique o estilo do texto no menu indicado (Foto: Reprodução/Carol Danelli)



4. Mude o formato dos seus arquivos com os "modelos públicos"

Com os modelos públicos, o usuário pode utilizar fundos e formatações já preparadas. É possível também enviar o seu próprio modelo, basta clicar em enviar modelo no canto superior direito da página;

Opções de modelos do Google (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Opções de modelos do Google (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

5. Menu Inserir

Utilize o menu Inserir nos seus documentos e agregue valor aos seus artigos. Nele, é possível incluir tabelas (de 20 x 20 por vez), desenhos, notas de rodapé, links, imagens, sumários, entre outros;

Explore o menu Inserir para deixar seu trabalho mais completo no Google Docs (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Explore o menu Inserir para deixar seu trabalho mais completo no Google Docs (Foto: Reprodução/Carol Danelli)



6. Formatação Condicional

Use as regras de formatação condicional para ter um resumo visual de dados complexos ou dinâmicos. Formate as células para alterar o texto ou as cores de fundo se determinadas condições forem cumpridas. Por exemplo, se as células contiverem determinadas palavras ou números. Para isso, vá em "Formatação", clique em "Formatação condicional" e escolha seus parâmetros;

Formate as células para alterar o texto ou as cores de fundo se determinadas condições forem cumpridas (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Formate as células para alterar o texto ou as cores de fundo em determinadas condições (Foto: Reprodução/Carol Danelli)



7. Utilize a tecnologia OCR

Optical Character Recongnition (Reconhecimento Ótico de Caracteres, em português) é a tecnologia que permite reconhecer texto (letras e números) em imagens, transformando-os em conteúdo editável. Para ativar essa opção, clique no menu da engrenagem na página do seu Google Drive, vá em "Configurações de upload" e selecione "Converter textos de PDFs e arquivos de imagens enviados".

Habilite a função OCR no Google Drive (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Habilite a função OCR no Google Drive (Foto: Reprodução/Carol Danelli)


Ao selecionar uma imagem ou arquivo em PDF, o texto presente neles será editável no Google Docs;

8. Traduza documentos

No menu "Ferramentas", clique em "Traduzir documento". Aparecerá uma tela para o usuário configurar a tradução. Uma nova aba será aberta com o texto novo, na língua desejada.

Traduza artigos sem precisar sair do Google Docs (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Traduza artigos sem precisar sair do Google Docs (Foto: Reprodução/Carol Danelli)



9. Notificações

O sistema de notificações do Google Docs funciona com o Planilhas (Sheets). Para obter alertas quando alguém editar seu documento, abra a planilha, vá até "Ferramentas" e clique em "Regras de Notificação". Uma caixa de configurações irá abrir e o usuário pode definir as suas preferências.

Habilite as notificações para receber alertas de alterações em suas tabelas do Google Docs (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Habilite as notificações para receber alertas de alterações em suas tabelas do Google Docs (Foto: Reprodução/Carol Danelli)



10. Atalho para o Gmail

Quando um arquivo do Google Docs é compartilhado por e-mail, o Gmail tem um atalho de acesso ao arquivo. Basta clicar em "Visualizar" para abrir o documento.

Atalho de acesso do Gmail para o documento do Google Docs (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Atalho de acesso do Gmail para o documento do Google Docs (Foto: Reprodução/Carol Danelli)



11. Utilize os complementos do Google Drive

Os complementos são plugins de terceiros que melhoram a experiência dos usuários. Para navegar pelos add-ons disponíveis, basta acessar a aba “Complementos” do menu principal de Documentos ou Planilhas e clicar em “Instalar complementos”. Em seguida, uma janela com todos eles será aberta. O autor do documento escolhe o que for mais útil no momento. Saiba como os add-ons funcionam.

Inclua complementos nos seus arquivos e melhore sua experiência com o Google Docs (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Inclua complementos nos seus arquivos e melhore sua experiência com o Google Docs (Foto: Reprodução/Carol Danelli)



12. Busque links; veja opções de URLs para o texto selecionado

Selecione o texto desejado e clique no ícone de link. Aparecerão sugestões de hiperlinks para a palavra.

Busque links para seus arquivos sem sair do Google Docs (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Busque links para seus arquivos sem sair do Google Docs (Foto: Reprodução/Carol Danelli)



13. Saiba procurar arquivos no Google Docs (Drive)

Na página principal do seu Google Drive, clique na seta para baixo na caixa de busca e filtre os arquivos com base em formato, permissões ou visibilidade caso não se lembre exatamente do nome dele.

Esqueceu o nome do arquivo? Ache-o pelo formato ou pela permissão (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Esqueceu o nome do arquivo? Ache-o pelo formato ou pela permissão (Foto: Reprodução/Carol Danelli)



14. Busca pelo termo

Acesse o menu "Ferramentas" e clique em pesquisar (Ctrl+Shift+I). No canto direito do seu navegador abrirá a área de pesquisa. Ao clicar no ícone ao lado do termo de busca, o usuário pode alterar o local de pesquisa. Caso esteja com um termo selecionado, a pesquisa encontrará resultados para ele.

Pesquise um termo do seu arquivo na web. É possível decidir onde ele será buscado (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Pesquise um termo do seu arquivo na web. É possível decidir onde ele será buscado (Foto: Reprodução/Carol Danelli)







Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/04/lista-tem-15-dicas-para-google-docs-teste.html

0 comentários:

Postar um comentário