quinta-feira, 21 de março de 2013

7 filmes produzidos com financiamento coletivo





Bom Dia!





Ter uma câmera na mão e uma ideia na cabeça é preciso – mas um dinheirinho também não faz mal. Fazer filmes é caro e nem precisa ser uma mega-produção hollywoodiana com milhões de dólares gastos em explosões e efeitos especiais para ver que a conta fica facilmente no vermelho. E se você não tem uma pequena fortuna guardada no colchão? Uma das opções encontradas por artistas independentes é o crowdfunding – ou, em português, o financiamento colaborativo. Trata-se de plataformas online permitem que usuários invistam nos projetos que quiserem, contribuindo com quantias para a sua realização. Se a meta de arrecadação é atingida, os produtores recebem o dinheiro. Se não, a doação é cancelada e o dinheiro volta inteirinho para o usuário. Até janeiro de 2013, somente no Kickstarter, uma das maiores plataformas online para crowdfunding, 8.567 filmes foram total ou parcialmente financiados – um total de 85,7 milhões de dólares nos últimos 4 anos. Entre projetos já concluídos e os que ainda estão em desenvolvimento, confira 7 filmes produzidos com financiamento colaborativo:


 


1. Veronica Mars



Quando o amado seriado teen que acompanhava a jovem detetive Veronica Mars foi encerrado prematuramente em 2007 (depois de uma terceira temporada mais curta que as anteriores), muitas tramas ficaram sem resolução. Inclusive o triângulo amoroso entre Veronica, Logan e Piz, que inquietava os fãs mais fiéis. Naquele mesmo ano, o criador da série, Rob Thomas, tentou levar a conclusão do seriado para as telonas, mas a Warner não deu bola para o projeto. Cinco anos depois, Thomas e a estrela do seriado, Kristen Bell, fizeram com o estúdio a barganha perfeita: no dia 13 de março lançaram um projeto no site de financiamento coletivo Kickstarter com o objetivo de arrecadar 2 milhões de dólares para a produção do filme em um prazo de até 30 dias.


A Warner Bros concordou que, caso a empreitada fosse bem sucedida, o filme seria produzido e o estúdio contribuiria com a verba para marketing, divulgação e distribuição. Para a surpresa até dos mais entusiastas, a meta foi cumprida em apenas 10 horas – um recorde no site de financiamento colaborativo. O projeto recebeu, até o momento, mais de 3,7 milhões de dólares – e ainda faltam 20 dias para o fim do prazo para arrecadação. Veronica Mars não foi a primeira (nem será a última) série a deixar órfãos milhares de fãs apaixonados, mas o sucesso sem precedentes do projeto de financiamento colaborativo pode indicar novos caminhos para estúdios e emissoras.


Leia também:  6 séries de TV que duraram menos do que você gostaria


 


2. Anomalisa



Quem curte Community têm razões para comemorar: Dan Harmon, criador da série demitido ao final da terceira temporada, está trabalhando em um novo projeto. Ao lado de Dino Stamatopoulos, o eterno Starburns, Harmon é o responsável pela produção executiva da animação em stop-motion Anomalisa. O longa, que contará a história de um homem “incapacitado pela mundanidade de sua vida”, é assinado pelo super-roteirista Charlie Kaufman, o nome por trás de filmes como Adaptação, Quero ser John Malkovich e Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.


Nosso objetivo é produzir este filme singular fora do típico esquema de Hollywood, onde acreditamos que você, o público, nunca teria a possibilidade de desfrutar deste brilhante trabalho da forma como foi originalmente concebido. Trabalhamos na indústria da televisão e do cinema por anos e nós queremos fazer algo de forma independente. Algo puro. Algo bonito”, explicam no projeto criado no Kickstarter com o objetivo de arrecadar 200 mil dólares para a produção. O projeto arrecadou o dobro da quantia esperada, atingindo a marca dos 406 mil dólares em setembro de 2012, quando se encerrou o prazo para o financiamento. Atualmente em desenvolvimento, os bastidores podem ser acompanhados através da página oficial do filme no Facebook.


 


3. Inocente



Argo, filme dirigido e estrelado por Ben Affleck, foi o grande vencedor do Oscar de 2013. Mas, entre números musicais e celebridades subindo ao palco, talvez um dos grandes marcos da cerimônia tenha passado despercebido: Inocente, premiado com a estatueta de Melhor Documentário de Curta-Metragem, é o primeiro filme com financiamento coletivo a ganhar o Oscar. Para contar a história da garota de 15 anos, imigrante sem documentos que sonha em se tornar uma artista, a equipe de produção criou um projeto no Kickstarter para arrecadar 50 mil dólares para finalização e divulgação do filme. Em um mês, arremataram mais de 52 mil.


 


Bônus: Kings Point, curta-documentário sobre envelhecimento na América indicado na mesma categoria do Oscar 2013, também contou com financiamento coletivo – através do Kickstarter foram arrecadados pouco mais de 10 mil dólares para a contratação de um montador. Foi também através do Kickstarter que Buzkashi Boys, curta-metragem filmado no Afeganistão e também indicado ao Oscar, conseguiu financiamento para a pós-produção. Nos dois anos anteriores, três outros filmes feitos com a ajuda do crowdfunding haviam sido indicados ao prêmio da Academia: Incident in New Baghdad, Sun Come Up e The Barber of Birmingham.


 


4. Deixe as luzes acesas (Keep the lights on)



Para contar a história de dois homens separados pelo vício e por segredos, mas unidos pelo amor e a esperança, o diretor americano Ira Sachs também recorreu ao Kickstarter. “Comecei a trabalhar em Deixe as luzes acesas, com o meu co-roteirista Mauricio Zacharias, porque ambos estávamos frustrados por notar que existem poucos filmes que refletem a vida de homens gays que vivem em Nova York como nós a conhecemos”, explica Sachs no projeto. Contando com fundos para parte da produção do longa, a equipe recorreu, em maio de 2011, ao site de financiamento coletivo para completar a verba do projeto – se conseguissem atingir a meta de 25 mil dólares, as filmagens poderiam ser iniciadas até o final do ano.


Deu certo. Foram arrecadados mais de 26 mil dólares até junho de 2011. Concluído e bem sucedido, o filme foi premiado no Festival de Berlim em 2012: Deixe as luzes acesas recebeu o prêmio Teddy, concedido aos melhores filmes com temática LGBT.


 


5. One day on Earth



Com ajuda de outras 60 ONGs de todo o planeta,  a organização One day on earth, convocou pessoas de todo o mundo para registrar pequenos fragmentos de um dia de suas vidas no dia 10 de outubro de 2010. As mais de 3 mil horas de imagens do dia 10/10/10 foram transformadas em um documentário. “One day on Earth é o primeiro filme feito em todos os países do mundo em um mesmo dia. Nós vemos os desafios e as esperanças da humanidade de um grupo diversificado de realizadores voluntários reunidos por uma experiência de mídia participativa. O mundo é interligado, enorme, perigoso e maravilhoso”, afirma o criador do projeto Kyle Ruddick. Produzido de forma colaborativa e financiado por meio de crowdfunding – foram angariados 44 mil dólares para a finalização do filme -, One day on Earth já contou com duas novas convocatórias, em 11/11/11 e 12/12/12.


 


6. The Price



Todas as noites, um velho gato preto trava uma batalha com um inimigo invisível. Determinado a encontrar aquilo que tanto agita o felino em sua varanda, um homem sai em busca da ameaça e fica horrorizado com a sua descoberta. Ficou com medo? The Price, história escrita pelo autor britânico Neil Gaiman, já nasceu com todos os elementos necessários para conquistar a audiência nas salas de cinema. Graças a um projeto de financiamento colaborativo, agora isso será possível. O diretor de arte Christopher Salmon resolveu transformar o conto de terror em um curta-metragem. Em 2006, realizou os primeiros esboços do projeto e conseguiu a permissão de Gaiman para seguir adiante com a adaptação. O autor, que assina obras como os quadrinhos Sandman e o livro Coraline (adaptado para o cinema em 2009), ajudou a divulgar e a financiar a empreitada quando, em 2010, Salmon usou o Kickstarter para angariar fundos para a produção. Em um mês, foram arrecadados 160 mil dólares. Ainda em produção, o desenvolvimento do projeto pode ser acompanhado no diário de produção do curta.

7. The Canyons



No elenco estão a garota-problema Lindsay Lohan, o ator pornô mais pop do momento, James Deen, e Gus Van Sant, diretor de filmes como Gênio Indomável, Elefante e Milk – A voz da igualdade. Pode até não parecer, mas The Canyons tem um micro-orçamento que não ultrapassa muito os quase 160 mil dólares levantados através do Kickstarter. Bret Easton Ellis, Braxton Pope e Paul Schrader, roteirista, produtor e diretor do longa, respectivamente, investiram 30 mil dólares cada no projeto – o restante do orçamento para a produção do filme veio do fundo colaborativo online. Um caso à parte nesta lista, a busca por financiamento colaborativo foi uma medida desesperada: Schareder, responsável pelos roteiros de filmes como Taxi Driver e Touro Indomável, há muito não conseguia encabeçar um projeto de sucesso. Ellis, depois de fazer sucesso com os livros Abaixo de Zero e O Psicopata Americano, tentou a fama em Hollywood como roteirista. Não deu muito certo. Com The Canyons, eles tinham uma estratégia em mente: fazer um filme de 250 mil dólares parecer um filme de 10 milhões e torcer para dar tudo certo ao longo do caminho. A produção foi turbulenta, mas o filme foi concluído em dezembro do ano passado. Resta agora saber se o filme vai convencer.


 



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/7-filmes-produzidos-com-financiamento-coletivo/

0 comentários:

Postar um comentário