quarta-feira, 20 de março de 2013

Nvidia revela nova geração de GPUs, com diferente concepção de engenharia





Boa Noite!






A Nvidia organizou o evento GPU Technology Conference, na Califórnia, onde apresentou, oficialmente, seus planos para o futuro no mercado de placas gráficas. No palco, o CEO da empresa, Jen Hsun-Huang, apresentou a linha Volta, a ser lançada depois de 2014, ano que deve marcar a chegada das unidades de processamento gráfico construídas em torno do projeto Maxwell.


Esquema apresenta o design inovador das GPUs Volta, previstas para ganhar o mercado depois de 2014 (Foto: Reprodução)
Esquema apresenta o design inovador das GPUs Volta, previstas para ganhar o mercado depois de 2014 (Foto: Reprodução/ Engadget)


Batizada em homenagem a Alessandro Volta, físico italiano responsável pela invenção da pilha elétrica (costume comum da companhia, que já usou os nomes de outros cientistas históricos, como Fermi, Kepler e Tesla em suas arquiteturas), a nova geração terá entre os grandes destaques um número absurdamente alto de banda para conectar o processador gráfico e a memória das placas de vídeo. A Nvidia falou em 1TB por segundo transmitidos entre os dois componentes.


É como se todo o volume de dados de um disco de 1 TB fosse copiado em apenas um segundo. Do ponto de vista de processamento, é indiscutível que essa capacidade de transferência de informações entre GPU e memória pode dar a desenvolvedores de conteúdo, em especial games, margens extremamente largas para criar jogos e simulações extremamente complexas.


Para alcançar essa velocidade, a empresa precisou mexer na engenharia tradicional usada nas conexões entre GPUs e memória. Atualmente, os dois ocupam espaços separados na placa. No projeto Volta, de acordo com as informações liberadas pela companhia, a memória será aplicada sobre o processador gráfico.


A separação entre os dois componentes será realizada por um substrato de silício, perpassado por conexões que unam GPU e memória. Usando essa nova noção de construção, de acordo com Huang, a Nvidia conseguiu criar protótipos, ainda bem incipientes, capazes de mover toda a quantidade de dados presente em um disco de Blu-Ray em menos de um segundo.


Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!




Via Engadget


0 comentários:

Postar um comentário