sábado, 20 de setembro de 2014

Super Mario, Top Gear: as trilhas sonoras mais marcantes do mundo dos games










Você não percebe, mas ela está sempre lá. A música nos jogos eletrônicos é um elemento que muitas vezes cativa o jogador sem ele nem ao menos perceber. Essa forma de arte que combina sons e ritmos, transformou os jogos eletrônicos em algo que vão além de pixels brilhantes e alguns barulhinhos. Confira uma lista de jogos com as trilhas sonoras mais marcantes do mundo dos games.

Top Gear: confira as maiores curiosidades sobre o clássico de corrida

Videogames e música estão intimamente ligados (Foto: Reprodução / Mario Wiki)Videogames e música estão intimamente ligados (Foto: Reprodução / Mario Wiki)

Montar uma lista com as trilhas sonoras mais marcantes de todos os
tempos não é algo fácil, especialmente porque nem todo mundo
teve a mesma experiência gamer ao longo dos anos.  Porém, tentaremos ao longo da lista premiar diversos jogos que fizeram história com suas trilhas sonoras.

Top Gear

Começamos a nossa lista com um caso bem peculiar no mundo dos games. Embora Top Gear não tenha sido um grande sucesso no exterior, no Brasil, o jogo marcou a geração de gamers que são mais velhos que a internet. Boa parte do sucesso de Top Gear está ligado diretamente a sua trilha sonora, que embalava as corridas com ritmos alegres e contagiantes.


Frankfurt, Las Vegas, Hiroshima ou Bordeaux, seja qual for a música, imediatamente você começará a imaginar carros dançando pela tela em ritmo acelerado. Eram só quatro músicas para um jogo imenso. Mas alguém poderia ter escolhido quatro músicas melhores?

Sonic the Hedgehog

Comparado ao Super Nintendo, o Mega Drive tinha um débito no “departamento de som”. O rival da SEGA tinha um chip com muito mais canais de áudio feito em parceria com a Sony. Ainda sim, no lado SEGA dos anos 90, os compositores eram capazes de criar melodias ricas para o datado (até mesmo para época) chip de áudio do Megadrive. Dentre essas melodias, nenhuma fora tão marcante quanto Green Hill Zone.


A música do primeiro estágio de Sonic The hedgehog ficará para sempre na memória de quem foi dono de um Mega Drive. Há ainda diversas outras músicas cativantes no primeiro Sonic, uma prova de que, embora inferior, a SEGA sabia utilizar o seu chip Yamaha YM2612.

Castlevania Symphony of the Night

Com o surgimento dos consoles que podiam reproduzir áudio a partir de um CD, os videogames perderam um charme bastante comum, a possibilidade de reconhecer a música de um jogo, e dizer a qual console aquele jogo pertencia. Mas a quinta geração de consoles também trouxe a possibilidade dos compositores soltarem a criatividade, como foi o caso de Michiru Yamane com Castlevania: Symphony of the Night.


O Castlevania mais memorável de todos os tempos possui composições que rivaliza com a arte gótica de Ayami Kojima. A trilha sonora era completa com músicas que iam do Rock ao Barroco, passando inclusive pelo pop japonês. Havia um tema melhor para Alucard, o protagonista do game, que a música da Clock Tower? Tragic Prince!

Final Fantasy

É importante salientar que o “boom” das músicas de games aconteceu nas eras 8 e 16bits. Por isso, não estranhe poucos jogos recentes figurarem qualquer lista de trilhas sonoras. Embora sejam muito bem feitas, a verdade é que as músicas dentro dos jogos eletrônicos não têm mais tanta “importância” como nos anos 80 e 90, época em que uma boa trilha sonora era praticamente indispensável para qualquer jogo.


Quando Hironobu Sakaguchi pensou que seria a última vez que produziria um jogo, O prelúdio da Fantasia Final, criado por Nobuo Uematsu, não poderia soar mais adequado. Ao longo dos anos, e depois do sucesso do primeiro game, Final Fantasy virou sinônimo de músicas e aventuras de qualidade. Um legado que continua até os dias atuais chegando até os remakes de Final Fantasy I, como as versões para Android e iOS.

Streets of Rage 2

Street of Rage foi uma série de jogos beat’em up que nunca saiu dos 16bits (apenas na forma de conversões), mas até hoje Yuzo Koshiro é reverenciado pela trilha sonora deste game. Segundo a revista Nintendo Power “Sem dúvida, o maior compositor de game-music da era 16-bits”.


Considerada a frente do seu tempo, a trilha sonora de Street of Rage 2 foi composta de modo a extrair o máximo possível do chip de áudio do Megadrive. Misturando diversos estilos de música eletrônica, Street of Rage 2 tem um clima de “Noite na cidade” que combina perfeitamente com o temática de “briga de bar”, algo que acontece bastante neste jogo.

Shadow of The Colossus

Shadow of Colossus é um jogo para PlayStation 2 que pode ser traduzido em uma só palavra: épico! Boa parte dessa impressão é causada pela encantadora trilha sonora que com leveza e um ar de mistério, consegue causar várias emoções no jogador.


Em um jogo com pouquíssimos diálogos, apenas uma bela trilha sonora conseguiria fazer o jogador compreender a nobreza do sacrifício. A simplicidade poética de Shadow of Colossus precisava de uma trilha sonora a altura. As músicas compostas por Kow Otani, para o jogo, foram tão premiadas quanto o próprio game.

Donkey Kong Country

Uma das grandes dúvidas dessa lista era em que posição colocar a trilha sonora de Donkey Kong Country, por que, francamente, não havia como deixar Donkey Kong Country de fora. O game da Rare lançado em 1994, chegou quando o Super Nintendo já estava firmemente estabelecido no mundo inteiro e soube extrair o melhor do áudio do SNES.


Além da música tema, Donkey Kong Country é repleto de músicas que sugam o jogador para dentro game. Pode-se perder horas nas fases aquáticas ao som de “Aquatic Ambiance” ou sentir as gotas de estalactites nas cavernas com “Cave Dweller Concert”. A música do último chefe é especialmente cativante por combinar perfeitamente com as mecânicas do chefão final.

Megaman

Megaman é um jogo de plataforma que dispensa apresentações. No Japão, o robozinho criado pelo Keiji Inafune e Doutor Light é conhecido como Rockman. E por ter um nome tão característico, as músicas dos seus jogos não poderia remeter a outro estilo musical, senão, o bom e velho Rock!


Megaman X é o debute da franquia no Super Nintendo. O jogo tinha várias mecânicas novas, além, é claro, do novo visual. As músicas também ganharam um upgrade graças ao chip de áudio do Super Nintendo, o que possibilitava, inclusive, ouvir claramente uma guitarra solando na fase Spark Mandrill.

Legend of Zelda

Poderíamos citar aqui várias versões e remasterizações das músicas de Legend of Zelda, mas nada supera o sentimento de colocar o cartucho no NES e ver subir a narrativa de uma grande aventura que o espera, enquanto se escuta a música tema do jogo.


Profundamente imersiva, a trilha sonora de Legend of Zelda era pequena, mas de forma alguma enjoativa. Com o passar dos anos, essas simples quatro músicas evoluíram e estão presentes em quase todos os jogos da franquia, trazendo a certeza de que o próximo jogo a ser lançado de Legend of Zelda será inesquecível.

Super Mario Bros

É preciso apenas dois segundos para qualquer pessoa reconhecer a música tema de Super Mario Bros, mesmo sem nunca ter jogado o game. A revista Wired descreveu o tema de Super Mario Bros como uma das músicas mais populares do planeta.


Os temas alegres das músicas de Super Mario Bros contribuem para contagiar o jogador nas fases iniciais, leves e divertidas. Não importa qual o seu console favorito, o tema inicial de Super Mario Bros é um hino dos games

Qual o melhor streaming de música? Opine no Fórum do TechTudo.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/09/super-mario-top-gear-trilhas-sonoras-mais-marcantes-do-mundo-dos-games.html

0 comentários:

Postar um comentário