quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ThinKkers lançará nova loja brasileira de games durante a BGS 2014










A empresa ThinKkers lançará na Brasil Game Show (BGS), em outubro, a loja e rede virtual Brazil StartUp Lab para divulgar a cena brasileira de games no mundo. O projeto, de acordo com seus criadores, tem uma parceria com a Rede Globo para exposição nacional e internacional. Um dos jogos que será divulgado é Toren, que recebeu incentivo da Lei Rouanet e terá uma versão para PlayStation 4 em 2015, segundo seus criadores. A coluna Geração Gamer conversou João Mendes Neto (24), desenvolvedor de projetos da ThinKkers, para entender melhor a iniciativa. Confira a entrevista.

Cabal Online: Playspot assume o game e trabalhará com jogos nacionais

O investidor Olegas Orlovas e João Mendes Neto, um dos fundadores da ThinKkers e do Brazil StartUp Lab (Foto: Divulgação)O investidor Olegas Orlovas e João Mendes Neto, um dos fundadores da ThinKkers e do Brazil StartUp Lab (Foto: Divulgação)

Como será o lançamento na BGS?

De acordo com o desenvolvedor, a ThinKkers terá um estande próprio na BGS e fará o lançamento da Brazil StartUp Lab no dia 9 de outubro, uma quinta-feira, junto com a loja de venda de jogos brasileiros, chamado ThinPlay. “Faremos uma cerimônia descontraída, com surpresas, brindes e descontos especiais para os primeiros a falarem conosco”, disse João Mendes Neto à coluna.

Brasil Game Show se tornou o maior evento da América Latina em 2011 (Foto: Divulgação/BGS)Brasil Game Show se tornou o maior evento da América Latina em 2011 (Foto: Divulgação/BGS)

O criador da rede digital também afirma que o site será voltado tanto para desenvolvedores quanto consumidores finais. “A gente quer aproveitar o grande público do evento para apresentar a ThinPlay. A ideia é jogar, se divertir, além de ouvir de perto os comentários”, completa.

A Brazil StartUp Lab terá GiftCards e o DevChannel com informações e notícias dos criadores de games nacionais. “Nós vamos permitir a venda física de créditos a serem gastos no site para presentear amigos ou mesmo para ajudar os jogadores que não têm cartões de crédito ou débito. Os desenvolvedores também estarão representados em mais de duas mil lojas no Brasil”, explicou João.

Já sobre o canal, os desenvolvedores de jogos brasileiros poderão postar notícias, fotos e vídeos, além de cadastrar sua equipe e manter seus fãs sempre atualizados. João Mendes Neto deu mais detalhes: “Os gamers, por sua vez, podem seguir seus DevChannels favoritos, recebendo sempre as notícias direto de seus perfis. O canal também conta com a E-Shop, para venda de produtos físicos de seus jogos e de sua marca. É uma boa oportunidade para quem gosta de cultura geek”.

Como surgiu a ideia?

Imagem do protótipo digital da loja ThinPlay revelada ao TechTudo (Foto: Divulgação)Imagem do protótipo digital da loja ThinPlay revelada ao TechTudo (Foto: Divulgação)

A ThinKkers começou a pensar numa plataforma de divulgação e venda de jogos no início de 2014. “Nós estávamos preparando um projeto voltado para o desenvolvimento de jogos, investindo em startups indies e empresas nacionais. Foi assim que demos origem a Brazil StartUp Lab. Nossa visão é investir em projetos de games, programas web e apps, desde sua ideia até seu lançamento, cuidando do processo de desenvolvimento, vendas e marketing junto às equipes”, disse João Mendes Neto.

A ThinKkers fechou o investimento da Brazil StartUp Lab e de deve abrir a empresa para aportes financeiros novamente em 2015. A ideia de criar uma loja veio de fora. “Tivemos uma reunião com o presidente Saulo Camarotti, da Behold Studios, pensamos: Por que não ter nossa própria loja?”, falou João. A ThinPlay surgiu com ajuda da associação IGDA-Rio, que forneceu os conhecimentos para a programação e o design da loja. A ideia é que funcione como uma rede social para os interessados em jogos do Brasil.

A Brazil StartUp Lab foi criada por quatro pessoas. João Mendes Neto tem 24 anos e é designer de projetos e cofundador da ThinKkers. Começou nos videogames aos cinco anos com um NES. Sua franquia favorita é Pokémon. O outro cofundador é Cleber Tavares Jr., que tem 36 anos e começou a jogar no primeiro videogame doméstico chamado Odissey, de um amigo dele. Ele teve um videogame próprio a partir do Atari 2600. Seus jogos favoritos qualquer um de Shigeru Miyamoto na Nintendo, de Donkey Kong à Pikmin, passando por F-Zero e Star Fox, além das séries Mario e The Legend of Zelda.

Cleber Tavares Jr. fundou a ThinKkers com João Mendes Neto (Foto: Arquivo Pessoal)Cleber Tavares Jr. fundou a ThinKkers com João Mendes Neto (Foto: Arquivo Pessoal)

O investidor da companhia é o lituano de 34 anos Olegas Orlovas. Ele conheceu, quando adolescente, o Mega Drive e desde então não largou os videogames. Os jogos favoritos dele são de estratégia, como Warcraft e Command & Conquer.

O trabalho com Toren

Toren, da desenvolvedora gaúcha Swordtales, é esperado há pelo menos cerca de dois anos. Em agosto deste ano, o game foi anunciado para o console PlayStation 4 e sairá em 2015. O jogo foi o primeiro a receber incentivos fiscais da Lei Rouanet do governo federal. E agora eles receberão ajuda da  Brazil StartUp Lab.

“O Toren é um jogo especial para nós e terá presença certa na ThinPlay. Acompanhamos sua história desde o inicio e o vemos com o potencial de um gigante. Nós da Brazil StartUp Lab estamos estudando uma campanha especial para seu lançamento em nossa loja e isso é surpresa”, afirmou João Mendes Neto à coluna. De acordo com o entrevistado, a divulgação do jogo brasileiro no PS4 será feita via PSN.

Toren na loja da Brazil StartUp Lab (Foto: Divulgação)Toren na loja da Brazil StartUp Lab (Foto: Divulgação)

Sou um desenvolvedor, como posso aproveitar a Brazil StartUp Lab?

O desenvolvedor associado à Brazil StartUp Lab será cobrado com uma taxa de vendas sobre o lucro do jogo, que ainda não foi revelada. As negociações ocorrem entre a rede e o criador de jogos.

Detalhes de valores serão revelados quando a loja estiver online, a partir do lançamento na BGS. Alguns desenvolvedores poderão negociar valores, caso a caso. A maior força dessa parceria, de acordo com a Brazil StartUp Lab da ThinKkers, está no marketing investido para o desenvolvedor, um auxílio para destacar seus videogames em diferentes canais.

E o apoio da Globo?

“Essa parceria com a Rede Globo foi essencial no planejamento estratégico de marketing integrado tanto nacional como internacional. Encontramos profissionais atentos ao mercado e com foco no resultado de cada ação. Nós reconhecemos toda a ação e a influência que a Globo tem no Brasil e no mundo. Por esse motivo, essa parceria poderá ser longa e duradoura”, respondeu João Mendes Neto sobre a associação.

Para a ThinKkers, o mercado brasileiro tem muito potencial e já alcança níveis internacionais entre as equipes pequenas e sem patrocínio. As produções nacionais, no entanto, precisam de maior visibilidade. “O mundo precisa conhecer o que estamos fazendo por aqui, assinado com carimbo verde e amarelo. Seremos essa porta de entrada”, finalizou.

Qual é melhor jogo para Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/09/brazil-startup-lab-lancara-nova-loja-brasileira-de-games-durante-bgs-2014.html

0 comentários:

Postar um comentário