domingo, 9 de junho de 2013

Candy Crush Saga ou ZooKeeper Battle? Comparamos os dois 'viciantes' jogos










Candy Crush Saga é um dos aplicativos de jogo mais populares tanto para smartphones e tablets Android, quanto para dispositivos iOS. A premissa simples do game está sendo comparada a um outro aplicativo que começou a se popularizar: o ZooKeeper Battle. Mas, afinal, quais são as semelhanças e as diferenças entre os dois?



Tanto Candy Crush Saga quanto ZooKeeper Battle combinam peças em um tabuleiro (Foto: Reprodução)
Tanto Candy Crush Saga quanto ZooKeeper Battle combinam peças em um tabuleiro (Foto: Reprodução)


O Candy Crush propõe um jogo em que doces com diferentes cores e formas são combinados em um tabuleiro. É preciso formar grupos de pelo menos três doces iguais na horizontal ou na vertical. O objetivo do jogo muda a cada fase: em algumas é preciso fazer apenas certo número de pontos, em outras é preciso acabar com uma cobertura de plástico nas casas e assim por diante.



ZooKeeper Battle também propõe a combinação de peças em um tabuleiro de três em três na horizontal ou na vertical. No entanto, o jogo oferece uma competição online, em que o usuário desafia um amigo ou um participante aleatório. Cada jogador tem como avatar um animal (panda, macaco, leão…) e joga contra o avatar do adversário. As combinações feitas no tabuleiro, no curto espaço de 30 segundos, são convertidas em golpes contra o outro.



Em cada partida, os dois jogadores realizam suas jogadas no tabuleiro de ZooKeeper Battle, em que as peças são animais e não doces. Há dois grupos de animais, um representa golpes de ataque e outro, golpes de defesa. Ao final dos 30 segundos de combinações, o aplicativo recolhe as informações dos dois jogadores e promove uma batalha entre os avatares baseada no número de golpes de cada tipo ativados pelos usuários. Cada vez que o avatar é atingido por um golpe, sua barra de vida diminui. O jogo acontece em alguns rounds, até que um dos jogadores seja derrotado.



Zookeeper Battle (Foto: Divulgação)
Zookeeper Battle (Foto: Divulgação)


A grande diferença do ZooKeeper Battle para o Candy Crush é que o primeiro é um jogo de competição. Não basta fazer muitas combinações, é preciso se sair melhor que o adversário e em um tempo muito curto. Por outro lado, o ZooKeeper Battle não demanda grande estratégia de jogo, justamente pela questão do tempo. Na maioria das fases de Candy Crush, o usuário tem bastante tempo para analisar o tabuleiro e fazer a melhor jogada, já prevendo as posições que os doces assumirão a seguir.



Apesar de mecanismos de jogo parecidos, os dois aplicativos têm objetivos bem diferentes. Candy Crush é um aplicativo que privilegia mais a estratégia e os desafios lógicos. Trata-se de um jogo mais lento, que demanda tempo em cada fase e movimentos pensados. Enquanto isso, ZooKeeper Battle exige mais da percepção, dos reflexos e do raciocínio rápido do usuário.



Uma das vantagens de Candy Crush Saga é o design. A interface é bem mais apurada e tem um acabamento superior, além de ser bastante lúdica e atraente. ZooKeeper Battle tem um design menos trabalhado e a impressão é de que as imagens estão mais chapadas na tela.



Candy Crush Saga (Foto: Divulgação)
Candy Crush Saga (Foto: Divulgação)


ZooKeeper Battle tem a seu favor a possibilidade de se jogar em rede, seja com um amigo ou um usuário aleatório. Esse recurso define a dificuldade do jogo. O usuário pode se deparar com um jogador muito mais experiente que já tenha jogado o triplo de partidas e destravado algumas ferramentas de jogo, ou jogar com um amigo iniciante no desafio.



Os dois aplicativos tem uma premissa simples e interessante. Ambos apresentam bons recursos e excelente desempenho. E o ponto mais importante que eles têm em comum é que tanto Candy Crush Saga quanto Zookeeper Battle são extremamente viciantes.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/06/candy-crush-saga-ou-zookeeper-battle-comparamos-os-dois-viciantes-jogos.html

2 comentários:

  1. estou na fase 181 do Cand Crush e faz tempo não consigo passar estou super nervosa, como fazer?é meu único divertimento.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de passar a fase 181 do Cand Crush Saga, estou desesperada!

    ResponderExcluir