segunda-feira, 18 de maio de 2015

Time-lapse usa fotos de Google e Flickr para documentar mudanças no planeta










Pesquisadores do Google realizaram uma parceria com a Universidade de Washington para criar uma nova e simples forma de documentar a passagem do tempo. Através de um conjunto de algoritmos, eles são capazes de filtrar as milhões de imagens públicas na Internet para criar time-lapses que demonstram as consequências das ações humanas no planeta - desde o crescimento de cidades enormes ao derretimento de geleiras na calotas polares; veja imagens em formato GIF e vídeos. 

Tradutor online: saiba como o Google Translator funciona e veja opções

O algoritmo desenvolvido em parceria criou um banco de dados com aproximadamente 86 milhões de imagens disponíveis online, de domínio público, em sites como Flickr e Picasa. Depois, as fotos foram filtradas por localização, ângulo e data. Ou seja, o programa seleciona fotos de um mesmo local, visto de um mesmo ponto, mas em anos diferentes e também registradas por diferentes pessoas e câmeras. A ideia é similar ao "I See Change", projeto que usa fotos do Instagram para analisar clima global.

Time-Laps do Google usa fotos encontradas no Flickr e Picasa; veja imagens (Foto: Reprodução/Universidade de Washington)Time-Laps do Google usa fotos encontradas no Flickr e Picasa; veja imagens (Foto: Reprodução/Universidade de Washington)


Depois do processo de triagem, basta aplicar os efeitos para criar o time-lapse: estabilização, compensação de luz e outros recursos para criar uma simulação de homogeneidade. Após a aplicação, as imagens parecem ter sido registradas em sequência. Os algoritmos foram usados para registrar o crescimento de Las Vegas, a construção de arranha-céus e até o desgaste de monumentos históricos.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/05/time-lapse-usa-fotos-de-google-e-flickr-para-documentar-mudancas-no-planeta.html

0 comentários:

Postar um comentário