terça-feira, 2 de abril de 2013

Maria Sibylla Merian é homenageada em Doodle do Google










O Google faz homenagem à artista Maria Sibylla Merian, que faria aniversário hoje (02). A jovem alemã tinha apenas treze anos quando começou a pintar seus primeiros quadros naturalistas. No Doodle, plantas, insetos e um lagarto relembram a obra de Sibylla.



Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?



Maria Sibylla Merian gostava de retratar em suas obras temas naturalistas
Maria Sibylla Merian gostava de retratar animais e plantas em suas pinturas (Foto: Reprodução/Google)



Nascida em 2 de abril de 1647, Maria Sibylla Merian foi influenciada principalmente por seu padrasto, Jakob Marell, a iniciar a carreira nas artes. A artista se baseava em insetos que ela mesma capturava para retratá-los na pintura. Natural de Frankfurt, Sibylla se encantou principalmente com a transformação das lagartas em borboletas, insetos comuns da região. Além de registrá-los, Maria Sibylla estudava os animais e plantas e reunia as anotações em um caderno pessoal, que virou livro em 1647.



O “Neue Blumenbuch” (Novo livro de flores), como foi chamado, trouxe estudos de Maria Sibylla sobre diversas espécies vegetais. Em 1679, a artista volta a publicar outro volume, “Der Raupen Wunderbare Verwandlung und Sonderbare Blumennahrung"" (A transformação milagrosa de lagartas que estranhamente comem flores), que falava sobre vida das borboletas, sempre movida pela curiosidade de como os pequenos animais coloridos "poderiam surgir a partir de lagartas".



Maria Sybilla Merian morreu aos 70 anos, no dia 13 de janeiro de 1717, em Amsterdam. Até hoje, vários quadros da artista continuam expostos em coleções acadêmicas em São Petersburgo.



Tem alguma dúvida sobre o Doodle? Faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/04/maria-sibylla-merian-e-homenageada-em-doodle-do-google.html

0 comentários:

Postar um comentário