sábado, 12 de abril de 2014

3 motivos para fugir da solidão











solidao1Ou 3 motivos para encontrar seus amigos neste fim de semana.


Solidão pode fazer bem, é verdade – os tímidos que o digam. Mas melhor não exagerar na dose. Palavra da ciência. Confira abaixo três estudos que mostram como a solidão pode acabar com a sua vida.


MATA MAIS QUE OBESIDADE

É duas vezes mais perigoso ser solitário do que ser obeso. Foi o que descobriu o psicólogo John Cacioppo ao acompanhar a vida de 2 mil pessoas ao longo de seis anos. Os solitários corriam mais risco de morrer do que os outros. É que a solidão eleva a pressão arterial e, logo, aumenta também os riscos de infartos e derrames. Além disso, o isolamento enfraquece o sistema imunológico e piora a qualidade do sono.


É CONTAGIOSA

Faz mal pra você, pros seus amigos, pra todo mundo. É o que dizem pesquisadores das universidades de Harvard, Chicago e Califórnia. Eles descobriram que amigos de pessoas solitárias têm 52% de chances de sentir solidão. Isso porque os solitários não interagem tanto assim com os amigos. Só que aí os próprios camaradas começam também a se sentir mais sozinhos, confiar menos nos outros e, olha só, fugir das pessoas. É um dominó de solidão.


DEIXA VOCÊ COM FRIO

Pesquisadores da Universidade Tilburg convidaram um grupo de pessoas para um jogo online de arremesso de bolas e mediram a temperatura do corpo delas 24 vezes. Algumas foram deixadas propositalmente de fora de jogadas – a ideia era fazer com que elas se sentissem excluídas e solitárias. Nesses momentos, a temperatura média do corpo caía 0,378 graus Celsius. Culpa do sistema nervoso autônomo: ele reage à solidão deixando as veias das áreas periféricas mais contraídas. Isso faz com que os dedos fiquem mais gelados.


Bem, se você estiver muito longe dos amigos e familiares mais chegados, não se preocupe há outra solução: banho de banheira. Dizem que alivia a solidão.


Crédito da foto: flickr.com/22746515@N02




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/3-motivos-para-fugir-da-solidao/

0 comentários:

Postar um comentário