quinta-feira, 10 de abril de 2014

Um jardim suspenso nos EUA pode servir de exemplo para o futuro do Minhocão, em SP









pinit fg en rect gray 20 Um jardim suspenso nos EUA pode servir de exemplo para o futuro do Minhocão, em SP

São Paulo antiga - Pça Marechal

Na cidade de São Paulo há uma polêmica construção que provoca discórdia. É o Elevado Presidente Costa e Silva, o Minhocão, via expressa elevada que parte do centro (Praça Roosevelt) e segue 3.400 metros em direção à Zona Oeste da cidade, onde desemboca no Largo Padre Péricles, em Perdizes.

Um dos problemas dessa obra – inaugurada em 1970 e construída a mando do então prefeito Paulo Maluf – é que as vias passam absurdamente perto das janelas de edifícios da região, o que obriga a restrição no horário de funcionamento das pistas (de segunda a sábado, das 6h30 às 21h30, sem abrir aos domingos). Outra questão é que o elevado simplesmente instalou um teto nas ruas sobre as quais foi construído.

Muita gente defende a demolição da obra, citando exemplos de outras cidades que acabaram com seus elevados mal planejados. Esse movimento ganhou força nas redes sociais quando o colunista Marcelo Rubens Paiva publicou uma imagem da região da Praça Marechal Deodoro (acima) antes da construção do Minhocão. Atualmente é assim:
minhocao1_antes[1]

O Minhocão como espaço de lazer

Aproveitando-se das falhas de planejamento que obrigam o Elevado a permanecer fechado após as 21h30 e aos domingos, a população da região passou a utilizá-lo como espaço de lazer (até teatro acontece por lá) e para atividades físicas – correr, caminhar, andar de bicicleta, skate etc.

Isso só demonstra a carência da cidade por locais públicos de convívio e entretenimento. Sendo assim, há um grupo de pessoas que defende a conversão do Elevado em um parque permanente. Um dos argumentos dessa corrente é que não podemos demolir tudo o que está errado, é preciso saber lidar com os problemas de outra forma.

Um exemplo em Nova York

Em desuso a partir dos anos 80, uma antiga estrada de ferro novaiorquina parecia ter futuro certo: a demolição. No entanto, um grupo de pessoas decidiu se unir para preservar a estrutura. Esse foi o pontapé inicial para a criação do High Line, um incrível jardim suspenso cheio de verde que corta a paisagem urbana da metrópole.

Esse projeto parece ser a inspiração certa para o futuro do Elevado Costa e Silva, em São Paulo, privilegiando a vocação ao lazer que a população da cidade atribuiu a ele.

High-Line-Park-5[1]

High_Line_20th_Street_looking_downtown[1]

Jardim Suspenso (1)

Jardim Suspenso (2)

Jardim Suspenso (3)

Jardim Suspenso (4)

Jardim Suspenso (5)

Jardim Suspenso (6)

Jardim Suspenso (7)

Jardim Suspenso (8)

Jardim Suspenso (9)

Jardim Suspenso (10)



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://somentecoisaslegais.com.br/arquitetura-2/um-jardim-suspenso-nos-eua-pode-servir-de-exemplo-para-o-futuro-minhocao-em-sp

0 comentários:

Postar um comentário