quarta-feira, 9 de abril de 2014

Por que a mobília influencia na qualidade do seu home theater?










A percepção dos sons emitidos pela sua TV ou por seu aparelho de home theater pode ser alterada pela mobília da sua sala. Talvez você pense que os seus equipamentos não são de boa qualidade, mas o problema pode estar ao seu redor. O excesso de superfícies reflexivas ou absorventes altera os níveis de reverberação do áudio.

As ondas sonoras, ao cruzarem a sala, se chocam com as paredes, o chão, o teto e a mobília. As características de cada superfície alteram a força e a velocidade com que elas são refletidas.

Home theaters e mini systems: veja as diferenças e como utilizá-los

Algumas delas farão o som viajar mais rápido e com bastante intensidade. Sem obstáculos, os sons chegarão novamente ao ouvinte algum tempo depois da emissão original, causando o efeito de eco. Estas superfícies são reflexivas.

Propagação do som em superfície reflexiva e em superfície absorvente (Foto: Propagação do som em superfície reflexiva e em superfície absorvente)Propagação do som em superfície reflexiva e em superfície absorvente (Foto: Reprodução)


Outras reduzirão drasticamente a força das ondas sonoras, impedindo a sua propagação pelo espaço. Em excesso, estas superfícies prejudicam a percepção do áudio pelo ouvinte, causando o efeito de som abafado. Tratam-se de superfícies absorventes.

O que reflete?

Paredes de alvenaria, pisos frios, metais, vidro, plástico. Porcelanato, estruturas metálicas, portas e janelas de vidro ou esquadrias de metal são bastante reflexivos. Em geral, as superfícies duras espalham os sons pelo ambiente. 

O que absorve?

Madeira, papel, tecidos, espuma. Assoalho, uma estante de livros, um tapete felpudo, cortinas, quadros, almofadas. Em geral, superfícies macias absorvem o áudio, reduzindo sua reverberação. 

Uma sala com condições ideais pode custar muito caro, mas pequenas melhorias no seu espaço são suficientes para melhorar a performance do seu equipamento (Foto: Divulgação/THX) (Foto: Uma sala com condições ideais pode custar muito caro, mas pequenas melhorias no seu espaço são suficientes para melhorar a performance do seu equipamento (Foto: Divulgação/THX))Uma sala com condições ideais pode custar muito caro, mas pequenas melhorias no seu espaço são suficientes para melhorar a performance do seu equipamento (Foto: Divulgação/THX)







Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/04/por-que-mobilia-influencia-na-qualidade-do-seu-home-theater.html

0 comentários:

Postar um comentário