terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Windows 10 terá suporte ao FIDO; sistema substitui senhas tradicionais










A Microsoft anunciou que o Windows 10 terá suporte as especificações técnicas FIDO 2.0 no computador e no celular. A divulgação aconteceu durante a Cybersecurity and Consumer Protection Summit, realizada na Universidade de Stanford, onde os líderes da indústria se reuniram para discutir oportunidades de colaboração e novos desenvolvimentos que irão reforçar a segurança cibernética.

HDs de marcas famosas teriam spyware instalado; veja 'lista de espiões'

Windows 10 suportará as especificações de segurança FIDO Alliance (Foto: Divulgação/FIDO Aliance) Windows 10 suportará as especificações de segurança FIDO Alliance (Foto: Divulgação/FIDO Aliance)

Pouco conhecido do público leigo, o FIDO poderá se tornar a principal arma dos fabricantes de hardware e software, para combater as atividades de hackers e outros tipos de criminosos virtuais e locais. Para entender melhor, conheça um pouco mais dessa tecnologia que pode substituir as senhas.

O que é o FIDO?

Fundado por PayPal e Lenovo, FIDO (Fast Identidade Online) Alliance é o nome de um consórcio lançado em Fevereiro de 2013, para suprir a falta de interoperabilidade entre os dispositivos de autenticação forte e os problemas que os usuários enfrentam para criar e lembrar vários nomes de usuário e senhas.

Para conseguir isso, o consórcio pretende alterar a natureza da autenticação através do desenvolvimento de especificações que definem um conjunto aberto, escalável e interoperável de mecanismos que permitam suplantar a dependência de senhas para aumentar a segurança e ajudar a melhorar a autenticação segura para acesso a aplicações online.

O objetivo do FIDO é criar especificações que suportem uma gama completa de tecnologias de autenticação, incluindo os sistemas biométricos, como leitores de impressão digital e scanners de íris, reconhecimento facial e de voz, bem como as soluções existentes e padrões de comunicação, tais como Trusted Platform Modules (TPM), tokens de segurança USB, embedded Secure Elements (eSE), smart cards (cartões inteligentes) e Near Field Communication (NFC).

Atualmente, o FIDO Alliance é composto por Microsoft, Google, PayPal, Bank of America, MasterCard e Visa. Também estão incluídos alguns fabricantes de dispositivos, como a Dell, Samsung e BlackBerry, e até mesmo empresas que oferecem diversos serviços, tais como Aetna e Netflix.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/02/windows-10-tera-suporte-ao-fido-sistema-substitui-senhas-tradicionais.html

0 comentários:

Postar um comentário