segunda-feira, 18 de maio de 2015

#PartiuFacul: tudo que você precisa saber sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo









E aí, gente! Ellora aqui. o/


Antes de tudo, já adianto meu orgulho, caso você esteja pensando em fazer Arquitetura e Urbanismo na faculdade. Geralmente, o perfil dos estudantes de AU é bem variado, mas sempre com alguns parafusos a menos. Ou nenhum parafuso. Hahahaha! Espero que se identifiquem com o que tenho para dizer e entrem de cabeça nesse universo fantástico, que vai mudar sua mente!


ellora9

Meus materiais e o dia do trote! \o/


Qual é o foco do curso de Arquitetura e Urbanismo?

Embora o nome do curso pareça descritivo, muita gente ainda não sabe exatamente o que esperar. Acho importante apresentar o dinamismo do curso. Na maioria dos casos, associam arquitetura e urbanismo a desenhos, matemática, prédios e decoração. Não que o curso não tenha esses elementos, mas vai muito além disso. Estudamos a complexidade da cidade como um todo, abordando cada detalhe: desde a largura de uma cadeira até um sistema rodoviário. Cada faculdade segue uma prioridade, algumas são técnicas, outras bem voltadas para urbanismo. A minha, Belas Artes, por exemplo, tem até arte envolvida no processo. Mas o foco do curso é sempre o mesmo: projetar. Embora exista muitas áreas para um arquiteto trabalhar, o que se exige de um arquiteto competente são bons projetos. Projetar é organizar e planejar o ambiente de acordo com a estética e conceito do ambiente.


Quais são as matérias que vou estudar?

É aqui que a matemática e os desenhos aparecem! Como estou no primeiro semestre, mal tenho matemática. Mas ainda usamos os números o tempo todo. Medidas são grandes ferramentas para um arquiteto e, ao longo do curso, sua aplicação vai ficando cada vez mais complexa. Mas, relaxa, você vai dar conta! Já com os desenhos, existem dois tipos na minha grade: desenho e expressão, que é uma delícia! Nem parece aula: a gente senta como quiser, põe um som e nos sujamos todos de grafite. Essa aula explora bem a sensibilidade que envolve a arquitetura. Já em Desenho Técnico, representamos formas exatas, cada milímetro deve ter muita atenção.


Essas são as matérias mais comuns, mas, além disso, estudamos muito o comportamento dos materiais, como em Sistemas Estruturais, Técnicas Construtivas e meu favorito: Laboratório de Construção. Aqui a gente põe a mão na massa, literalmente: faz concreto, revestimento, olha só alguns dos trabalhos:


ellora8


ellora5


Como é o cotidiano de um estudante de AU?

Não é à toa que o curso é carinhosamente chamado de “arquitortura”. Hahaha! Toda semana temos várias tarefas para entregar. Temos mania de passar horas na faculdade fora dos horários das aulas. Os trabalhos variam: pode ser desde um relatório de um capítulo do livro até a entrega de um projeto completo. Eu mesma acabei de voltar da rua, estava procurando uma obra para fazer um trabalho. Arquitetura tem dessas. É mole? Hahaha! Por mais louco que pareça, é apaixonante!


Em quais áreas é possível atuar?

Essa é a maior vantagem do curso: você sai com duas profissões (arquiteto e urbanista), que te garante o dobro de oportunidades no mercado de trabalho. Vou mostrar algumas:

• Arquitetura de interiores

• Arquitetura ambiental

• Paisagismo

• Urbanismo

• Restauração de edifícios

• Design de móveis

• Edificação


Um conselho que sempre dou é não entrar no curso por influência dos pais ou idealizando um salário alto. Vá direto ao que você mais se identifica. Garanto que vale muito mais a pena!


ellora6

Minha turma visitando a obra de uma construção. Demais!


ellora7

Também já fizemos estudos de campo na Galeria do Rock, no Parque da Cantareira e na Cinemateca, todos em São Paulo.


Como saber se AU é para você?

Se você for do tipo que viaja sozinho e imagina outras mil e uma possibilidades para uma mesma coisa, já é meio caminho andando! Outras características comuns dos estudantes de AU é o costume de se expressar por ~rabiscos~ desenhos, ser curioso, gostar de planejar e, como disse, ter alguns parafusinhos a menos!


Viram? Arquitetura e Urbanismo é coisa de louco! E, por sorte, nós somos. Espero ter tirado suas dúvidas. Lembrando que sou uma mera bixete e tenho um curso inteiro para cursar, ok? Mas amei cada descoberta até agora. Qualquer dúvida, é só comentar no post.


Ah! Quem quiser acompanhar a tortura de pertinho, tem o meu Instagram e o PUBLICAMENTE, cheios de todas as vertentes artísticas. Espero que gostem!


Paz,


Ellora Haonne





Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://capricho.abril.com.br/blogs/blogdagalera/partiufacul-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-curso-de-arquitetura-e-urbanismo/

0 comentários:

Postar um comentário