quinta-feira, 16 de maio de 2013

Hotel nos EUA promove 'desintoxicação digital'










Um casal está sentado em uma mesa ao fundo de um restaurante qualquer. De frente um para o outro, garrafa de vinho aberta, velas acesas dando o clima…E seus olhares pendem para baixo, em direção à minúscula tela de seus celulares que fitam, com sofreguidão, enquanto digitam freneticamente. Não trocam uma palavra, um olhar, um carinho. Não estabelecem nenhum tipo de contato: nem físico, nem emocional e, muito menos, romântico.



Fachada do Renaissance Hotel (Foto: Reprodução/Renaissance Hotel)
Fachada do Renaissance Hotel (Foto: Reprodução/

Renaissance Hotel)


Essa cena é cada vez mais comum entre jovens em diversas partes do globo. E ela não se restringe aos casais. Grupos de amigos em uma festa, no almoço de família, na praia e até no cinema. Não há hora ou lugar para se refugiar do mundo real no conforto asséptico da (péssima) conexão 3G.



Visando restabelecer a moral e os bons costumes de outras épocas, algumas ações criativas estão sendo implementadas mundo a fora. Tem a galera que empilha os celulares na mesa do restaurante e o primeiro que catar o seu para dar aquela “espiadinha básica” no Inbox paga a conta. Ou aqueles apps pra celular que obrigam você a permanecer offline por um tempo determinado sob pena de pagar uma multa se não resistir. Mas a mais eficiente e oficial talvez tenha sido a iniciativa de um hotel de Pittsburgh, nos Estados Unidos.



O Renaissance Hotel criou um pacote batizado de “Family Digital Detox”, ou seja: desintoxicação digital para a família. A proposta era se desligar de nosso mundo cada vez mais conectado e redescobrir os verdadeiros valores e prazeres da vida em família. Toda vez que era feita a reserva, seu quarto é despido de qualquer item de comunicação com o mundo externo. Televisão, Wi-Fi, telefone e tomadas são retiradas, dando lugar a baralhos e jogos de tabuleiro. Ao fazer o check-in, os hóspedes do programa são solicitados a deixar seus gadgets (iPads, iPhones, MP3 players, laptops…) na recepção até o dia de sua partida.



A equipe de marketing da cadeia Renaissance disse que esse programa, que por enquanto é exclusivo de sua filial em Pittsburgh, é um dos mais procurados atualmente. Um indicativo de muitas coisas. Boas e más. No mínimo vale a pena a reflexão e, por que não, entrar em contato e fazer uma reserva.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/05/hotel-nos-eua-promove-desintoxicacao-digital.html

0 comentários:

Postar um comentário