quinta-feira, 16 de maio de 2013

Winzip ou WinRAR: qual o melhor para compactar e descompactar arquivos?










Você está na dúvida sobre qual programa para compactar e descompactar arquivos vai usar? Está escolhendo entre os consagrados Winzip e o WinRAR?  O TechTudo ajuda você nessa questão. Conheça um pouco mais sobre esses programas e tome sua decisão.



Winzip ou WinRAR: qual a melhor opção? (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Winzip ou WinRAR: qual a melhor opção? (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


O Winzip e o WinRAR são conhecidos pela maioria dos usuários que já lidaram com arquivos compactados. Tanto que mesmo com os sistemas operacionais fornecendo uma funcionalidade de descompactação, os usuários continuam instalando e usando esses programas.



Sobre o Winzip



Considerado um dos primeiros programas de compactação de arquivos, o Winzip se destaca pela capacidade de criar executáveis, fornecer segurança por encriptação avançada e claro, poder manipular o conteúdo dos arquivos comprimidos.



Sobre o WinRAR



Mais recente que o WInzip, o WinRAR também compactar e descompactar arquivos, criptografa-los e fornece ferramentas adicionais integradas, que servem para lidar com esses arquivos e auxiliam na organização deles.



Formatos suportados



O Winzip trabalha com arquivo das seguintes extensões: ARC, ARJ, ZIP, ZIPX, 7Z, B64, BHX, BZ, BZ2, CAB, EXE,  GZIP, HQX, HWX, IMG, ISO, LHA, LZH, MIM, RAR, TAR, TAZ, TBZ, TBZ2, TGZ, TZ, UU, UUE, XXE e Z. Boa parte deles são velhos conhecidos da maioria dos usuários e alguns são formatos desconhecidos e que raramente alguém utiliza.



Winzip suporta a maioria dos formatos de arquivos compactados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Winzip suporta a maioria dos formatos de arquivos compactados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


De acordo com a página da produtora do WinRAR, ele trabalha com arquivos RAR, ZIP, CAB, ARJ, LZH, TAR, GZ, GZIP, BZ2, BZ2, ACE, UUE, JAR, ISO, 7Z e Z. A quantidade de formatos suportados também é boa e o Winzip sai na frente, ganhando a batalha no quesito suporte para vários formatos de compressão.



Sistemas operacionais suportados



Apesar de tanto o Winzip como o WinRAR serem aplicativos voltados mais para a plataforma Windows eles existem também em outros sistemas operacionais. E no quesito sistemas operacionais suportados, o Winzip é o vencedor, pois além da versão para o  Windows, ele tem versões do programa para Mac OS X, Android e iOS.



WinZip tem versões para Windows, Mac OS X, iOS e Android (Foto: Divulgação)
WinZip tem versões para Windows, Mac OS X, iOS e Android (Foto: Divulgação)


O WinRAR tem versões apenas para Windows, FreeBSD, Mac e Linux, sendo que nas três ultimas plataformas, o programa é chamado apenas de RAR e não tem uma interface gráfica, funcionando apenas na linha de comando. Isso coloca o programa bem atrás do Winzip, quando se trata de outras plataformas.



É importante ressaltar que mesmo tendo versões para diferentes sistemas, é somente no Windows que os dois programas têm uma boa integração com o sistema operacional, criando opções de manipulação de arquivos compactados no menu de contexto.



Interface



A interface do WinRAR é a que mais segue o padrão Windows, sendo formada apenas por uma janela com menus e alguns botões em uma barra de ferramentas. Outra vantagem da interface do WinRAR é que ela permite a navegação completa pelo computador pelo próprio programa.



Já o Winzip utiliza o estilo “ribbon”, consagrado pelo Microsoft Office e outros softwares da Microsoft. Esse estilo, apesar de bonito, ocupa bastante espaço na tela. Mas o Ribbon tem suas vantagens, ele é mais fácil de ser assimilado pelo usuário, o que torna mais fácil para a maioria dos usuários aprenderem a usá-lo.



Contudo, boa parte das vezes em que se usa o Winzip ou WinRAR, isso é feito indiretamente pelo menu de contexto do próprio Windows. Se for analisado a forma com os aplicativos organizam suas opções nesse menu, o Winzip Será novamente o vencedor, pois ele coloca suas opções dentro de um item do menu, enquanto o WinRAR espalha suas opções pelo menu principal.



Winzip e WinRAR nomenu de contexto do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Winzip e WinRAR nomenu de contexto do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Mas na hora de utilizar um dos programas pelo menu, as opções do WinRAR estão mais próximas, o que diminui o número de cliques e pode ser determinante na hora de escolher o programa a ser usado. Com isso, no critério interface, os dois programas estão bem nivelados e portanto, empatam.



Consumo de recursos



Quando se trata de tamanho, o Winzip é um gigante perto do WinRAR. O programa ocupa mais de 13 MB, enquanto seu concorrente mal chega aos 5 MB. Com isso, o WinRAR já começa a frente no quesito consumo de recursos. Claro que essa medição não define quem consome mais recursos, mas é um ponto de partida para isso.



WinRAR consome menos memória (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
WinRAR consome menos memória (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Velocidade



Mesmo com a diferença de tamanho, na hora de compactar uma mesma pasta, usando o mesmo formato (ZIP), quem ganha é o WinRAR. Nos testes feitos, o WinRAR gastou pouco mais de 3 segundos para compactar um arquivo no formato ZIP. Para fazer o mesmo trabalho, o Winzip gastou mais que o dobro do tempo. Claro essa velocidade pode variar



Taxa de compactação



A taxa de compactação é razão entre o tamanho original do arquivo e o tamanho do mesmo após a compressão. Ela não depende unicamente do aplicativo, e pode variar de acordo com o tipo do arquivo que está sendo compactado e com o formato de compactação utilizado.



Com base no teste anterior, foi possível perceber que o WinRAR também consegue ter a melhor taxa de compactação. Ele superou o seu concorrente por uma diferença de poucos KB. Isso pode parecer pouco, mas é uma diferença que na hora de economizar espaço ou enviar vários arquivos pode viabilizar ou não a tarefa.



Arquivos criados com Winzip e WinRAR (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Arquivos criados com Winzip e WinRAR (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Diante dos itens avaliados, o vencedor dessa disputa é o WinRAR. Mas não é uma vitória fácil, os dois programas são excelentes. Assim, apesar dos quesitos analisados, cada um dos programas pode ser usado plenamente (até mesmo os dois) e a decisão final sobre qual é a melhor ferramenta para compactar e descompactar arquivos, pode ficar por conta de quem a usará.



Tem alguma dúvida sobre compactação de arquivos? Pergunte no Fórum TechTudo.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/05/winzip-ou-winrar-qual-o-melhor-para-compactar-e-descompactar-arquivos.html

0 comentários:

Postar um comentário