quarta-feira, 15 de maio de 2013

As 7 publicações impressas mais antigas do Brasil e do mundo









Por Jaime Mitchell

Colaboração para a SUPERINTERESSANTE


Quando o alemão Johannes Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis, ele provavelmente não tinha ideia da quantidade de livros, jornais e revistas que circulariam no mundo nos séculos seguintes. Em pleno século 21, muita gente já trocou as páginas de papel pelas versões digitais. Mas o papel continua dominando. Conheça algumas das publicações impressas mais antigas


 


NO BRASIL


Relação da Entrada que fez o Excelentíssimo, e Reverendíssimo Senhor D. Fr. Antonio do Desterro Malheyro, Bispo do Rio de Janeiro, em o primeiro dia deste presente Anno de 1747, havendo sido seis Annos Bispo do Reyno de Angola, donde por nomiação de sua Magestade, e Bulla Pontificia, foy promovido para esta Diocesi.




Reprodução


A frase enorme acima é o nome do título do que seria o primeiro livro publicado no Brasil. Apesar de a imprensa ter começado oficialmente no país em 1808, essa obra foi publicada algumas décadas antes e relata a chegada do novo bispo do Rio de Janeiro. Segundo a Biblioteca Nacional, o livro foi publicado em 1749. Mas há quem diga que ele tenha sido impresso dois anos antes.


 


Correio Braziliense




Reprodução/brasiliana.usp.br


O primeiro jornal brasileiro surgiu em Londres. Isso mesmo, não foi no Brasil. Hipólito José da Costa foi o responsável por criar o periódico brasileiro na capital inglesa em 1° de junho de 1808. Até 1822 ele circulou mensalmente com a edição e a impressão sempre acontecendo na Grã-Bretanha. O Correio chegava ao Brasil através de navios ingleses.


 


Gazeta do Rio de Janeiro




Imagem: Domínio público


Já o primeiro jornal impresso no Brasil nasceu em 10 de setembro de 1808 com a criação da Impressão Régia, que era a editora do governo criada por Dom João VI. Uma das funções do periódico era divulgar atos governamentais.


 


Diario de Pernambuco




Reprodução/Wikimedia Commons


Fundado em 7 de novembro de 1925, o jornal pernambucano é o mais antigo em circulação na América Latina. Em 1931, ele passou a integrar o grupo de mídia Diários Associados, criado pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand.


 


Jornal do Commercio (Rio de Janeiro)


Quase dois anos mais novo que o Diario de Pernambuco, o Jornal do Commercio é o periódico mais antigo da América Latina que nunca interrompeu a circulação. O jornal surgiu em 1° de outubro de 1827 e atualmente faz parte do mesmo grupo de mídia do colega mais velho.




Reprodução/http://www.cedap.assis.unesp.br


 


As Variedades ou Ensaios de Literatura




Mateus Pereira/Secom/Governo da Bahia


Em 1812 era fundada na Bahia a primeira revista do Brasil. Ela mesclava alguns dos assuntos que encontramos nas semanais de notícias: política, artes, literatura e ciências. A publicação durou apenas dois números.


 


Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro




Reprodução: www.ihgb.org.br


A revista mais antiga que circula em terras brasileiras nasceu em 1839. É uma publicação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, que estimula estudos de arqueologia, sociologia, história, geografia e outras ciências sociais sobre o Brasil.


 


NO MUNDO


Bíblia




Imagem: Raul654/Creative Commons/Wikimedia Commons


Foi o primeiro livro impresso do mundo. Conhecida como Bíblia de Gutenberg, a obra de 642 páginas foi impressa em 1455. Ela teve uma primeira tiragem de 200 exemplares.


 


Einkommende Zeitung



Antes de existirem jornais diários como conhecemos hoje, as publicações tinham periodicidades diversificadas. O primeiro jornal diário do mundo surgiu, assim como o primeiro livro impresso, na Alemanha, em 1650. Em português, o título da publicação seria algo do tipo Notícias Recebidas.


 


Erbauliche Monaths-Unterredungen


A primeira publicação considerada uma revista também é alemã. Em 1663, treze anos depois do Notícias Recebidas, nascia na cidade de Hamburgo a Edificantes Discussões Mensais, que tratava de teologia. Ela durou até 1668.


 


Haarlems Dagblad




Imagem: Domínio público


O jornal mais antigo do mundo em circulação na versão impressa é o holandês Haarlems Dagblad, de 1656. O periódico se tornou o mais velho no papel depois que o sueco Post-och Inrikes Tidningar, criado em 1645, virou uma publicação exclusivamente digital em 2007.


 


La Gazzetta di Mantova



Este periódico também nasceu no século 17 e é impresso até hoje na Itália. Ele é responsável pela cobertura da província de Mântua, na região norte do país, desde 1664.


 


The London Gazette



Originalmente batizado de The Oxford Gazette, o jornal mais antigo do Reino Unido também é o mais velho publicado sem interrupção no mundo. Circulando desde 1665, o periódico é um dos diários oficiais de Londres. Ele publica, por exemplo, despachos de guerra como a declaração de guerra contra a Alemanha em 1939.


 


The Scots




Reprodução: scotsmagazine.com


A revista mais antiga que existe é escocesa. The Scots surgiu em 1739, mas sua publicação foi interrompida várias vezes. Entre os assuntos principais da revista mensal estão a cultura e a história da Escócia.





Fontes: IHGB, Mundo Estranho, Guia do Estudante, Manzoni Advertising, Gruppo Espresso, National Archives, London Gazette, Ukrainian Week, ANJ, Scots Magazine, Diario do Commercio, Veja, Diários Associados, Jornal do Commercio, Biblioteca Nacional.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/as-7-publicacoes-impressas-mais-antigas-do-brasil-e-do-mundo/

0 comentários:

Postar um comentário