segunda-feira, 13 de maio de 2013

Sucesso das redes sociais, Memes ganham memeday e disciplina acadêmica










Os memes, aquelas imagens e textos geralmente engraçados que aparecem com frequência na timeline das suas redes sociais e te incitam a curtir e compartilhar, agora têm sua própria data comemorativa: 13 de maio. O surgimento do chamado “meme day” veio a reforçar ainda mais o sucesso absoluto que são os memes no mundo virtual. No entanto, segundo Viktor Chagas, professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense, o meme não é uma criação tão recente quanto parece.



Meme (Foto: Reprodução/Google)
Alguns memes que bombaram na web (Foto: Reprodução/Google)


O conceito original surgiu nos anos 70 através de um estudo feito pelo etólogo britânico Richard Dawkins. Como ele usou o termo associado largamente a ideia de difusão ao longo do tempo, houve uma apropriação da ideia nas mais distintas áreas. A ligação atual do conceito de meme à conteúdo online replicado teve origem nos anos 90, embora a explosão de fato tenha sido no início dos anos 2000. Apesar do entendimento dessa ideia pela maioria, “não existe consenso sobre o que é um meme”, afirma o profº. drº. Viktor Chagas.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/05/sucesso-das-redes-sociais-memes-ganham-memeday-e-disciplina-academica.html

0 comentários:

Postar um comentário