sábado, 18 de abril de 2015

Como funciona um drone? Entenda a tecnologia por trás desses robôs










Os drones estão na 'boca do povão'. Os robôs que voam se tornaram assunto que desperta curiosidade e seus feitos os tornaram popular. Mas você já parou para pensar o que são, exatamente, os drones? Como eles funcionam? Para acabar com essas perguntas o TechTudo preparou um texto especial que explica os bastidores dessa tecnologia. 

Quer entrar na onda dos drones? Confira os modelos mais baratos no mercado

Custando US$ 25 mil, o modelo da foto é um exemplo de drone que grava em 4K e é usado em produções cinematográficas (Foto: Divulgação/Phantom)Custando US$ 25 mil, o modelo da foto é um exemplo de drone que grava em 4K e é usado em produções cinematográficas (Foto: Divulgação/Phantom)

O que são drones?

Esses populares robôs são veículos voadores de pequeno porte comandados remotamente por um operador. Para a mágica acontecer eles usam desde controles mais simples, que podem ser manuseados na tela de um smartphone, a comandos mais complexos, que exigem controle remoto via rádio próprio.

Como eles funcionam?

Mesmo o maior dos drones atuais, voltado ao consumidor doméstico, é um veículo bem pequeno e extremamente leve.

Leveza é fundamental em drones domésticos, como DJI Inspire da foto (Foto: Divulgação/DJI)Leveza é fundamental em drones domésticos, como DJI Inspire da foto (Foto: Divulgação/DJI)

Normalmente,eles são compostos de fibra de carbono, pouquíssimo metal e materiais plásticos. A fibra dá resistência e leveza, enquanto o plástico é usado em pontos da estrutura que não são cruciais para a resistência do aparelho. O metal está nos parafusos, na bateria e nos motores.

Há diversas configurações de drones, mas os mais comuns são os que usam quatro motores localizados nas extremidades de quatro eixos. Esses pequenos motores são elétricos e giram pequenas hélices que dão sustentação ao voo do dispositivo, adotando o mesmo princípio que explica como os helicópteros voam.

No corpo principal do drone você encontra as baterias que, por questões de peso, tendem a ser muito pequenas. Assim, mesmo os melhores drones do mercado normalmente têm autonomia de voo de apenas alguns minutos.

Isso é um drone seriamente profissional para a captura de imagens. Esse equipamento foi usado pela Motorola numa ação de lançamento do Moto X (Foto: Divulgação/Motorola)Esse equipamento foi usado pela Motorola numa ação de lançamento do Moto X (Foto: Divulgação/Motorola)

Na fuselagem do aparelho também está uma placa lógica que contém os sistemas de navegação e controle. Nesse circuito, dependendo do aparelho, há chip de GPS, que permite navegação precisa e voo mais livre. Usando posições de localização via satélite, é possível traçar previamente um trajeto e soltar o drone que seguirá a risca o caminho desenhado pelo controlador.

Na mesma placa há um computador que recebe as instruções de navegação em caso de controle manual e as transmite para os motores, aumentando ou diminuindo a aceleração e a altitude. Dependendo do aparelho, há recursos de transmissão de dados para o controlador, que vão de quantidade de energia restante na bateria a imagens captadas por uma câmera embutida.

Alguns drones mais novos já captam imagem com resolução 4K (Foto: Reprodução/Youtube)Alguns drones mais novos já captam imagem com resolução 4K (Foto: Reprodução/Youtube)

Muitos drones também carregam câmeras. Alguns deles, inclusive, usam câmeras de alta qualidade, capazes de registrar imagens em 4K. O nicho de mercado de drones para gravação de vídeo e fotografia cresce bastante: antes, quem precisava capturar imagens aéreas dependia do aluguel de um helicóptero, algo caro e inacessível para muita gente.

Há, claro, drones mais complexos e que fogem desse modelo padrão. Os drones militares (muito maiores, alguns com motores à combustão) são um bom exemplo disso. Da mesma forma há versões menores, mais simples de usar e de se manter, voltadas para quem quer aprender a comandar um drone sem arriscar um investimento muito alto.

Nanodrone cabe no bolso e pode ser um bom começo para quem quer aprender a controlar (Foto: Divulgação/Axis Nanodrone)Nanodrone cabe no bolso e pode ser um bom começo para quem quer aprender a controlar (Foto: Divulgação/Axis Nanodrone)

Drones têm inteligência artificial?

A grande maioria deles, não. De maneira passiva, eles obedecem aos comandos de um operador no solo, transmitidos via rádio a partir de um controle remoto potente. Você pode entendê-los como ferramentas robotizadas passivas. Mas há produtos mais complexos, que possuem algum nível de autonomia e controle de voo, especialmente os modelos que são capazes de navegar sozinhos via GPS.

Drones que entregam encomendas, isso vai dar certo? Comente no Fórum do TechTudo.

Aplicações e usos no futuro

Atualmente, drones produzidos para o consumidor doméstico são bastante focados no registro de imagens. Mas há muita gente trabalhando no desenvolvimento de tecnologias e serviços que possam usar drones para entrega de produtos em ambientes urbanos. A Amazon, por exemplo, conseguiu autorização recentemente para testar o serviço nos EUA. A Google também flerta com a ideia de ter seus produtos entregues aos consumidores pelos robôs voadores.

Amazon pretende criar frota de drones para a realização de entregas (Foto: Divulgação/Amazon)Amazon trabalha em projeto para a realização de entregas via drones (Foto: Divulgação/Amazon)

Outro foco de desenvolvimento em instituições técnicas e fabricantes tem sido a criação de aparelhos cada vez mais autônomos (não só no sentido de maior duração de voo, mas capazes de voar de forma mais independente) para aplicação em situações de risco e de resgate em ambientes considerados inóspitos ou inacessíveis ao homem.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/04/como-funciona-um-drone-entenda-tecnologia-por-tras-desses-robos.html

0 comentários:

Postar um comentário