segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Baidu ou Google? Veja qual buscador é melhor e mais fácil de usar










GoogleBaidu são os dois maiores motores de busca da atualidade. De acordo com o Netmarketshare, o ’Google Chinês’ é o atual segundo colocado no ranking mundial, com 17% das buscas de 2014, enquanto o original é líder e detém 69,66% do mercado global de pesquisas online; uma briga difícil.

Como usar o Baidu Busca; veja dicas para conhecer o 'Google chinês'

Baidu ou Google? Veja qual é o melhor buscador de Internet (Foto: Arte/TechTudo)Baidu ou Google? Veja qual é o melhor buscador de Internet (Foto: Arte/TechTudo)

Apesar da preferência global, o Baidu ganha em seu país de origem. Será que os chineses é que estão certos? Confira o comparativo do TechTudo e veja qual buscador tem melhor desempenho na web.

Gráfico do Netmarketshare sobre uso mundial dos buscadores em 2014 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Gráfico do Netmarketshare sobre uso mundial dos buscadores em 2014 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Interface

Os sites mostram suas logos centralizadas e o campo de busca logo abaixo, sobre fundo branco. A principal diferença é ao abri-los deslogado: enquanto o Google não mostra miniaturas de sites mais acessados, o Baidu destaca as opções. O site chinês também permite selecionar o tipo de conteúdo procurado (notícia da web, imagem ou vídeo) na tela principal, e o Google apenas nos links internos.

Tela inicial do Baidu, o 'Google chinês'  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela inicial do Baidu, o 'Google chinês' (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Resultados de busca

O site chinês mostra os dez assuntos mais comentados já na tela inicial, bastando clicar no campo de pesquisa. A função de autocompletar dos dois é bastante similar, mas o Google exibe quatro opções, ao passo que o Baidu, dez. Ao procurar por um termo, os dois mostram sites consistentes nos primeiros resultados, que aparecem listados numa coluna à esquerda. Ambos usam a parte direita para exibir informações complementares, com a diferença de que o Google chinês aproveita a extremidade esquerda da tela para inserir seus botões de pesquisa por tipo de conteúdo: notícia, imagem ou vídeo.

Seta aponta para sinalização do Baidu de site oficial (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Seta aponta para sinalização do Baidu de site oficial (Foto: Reprodução/Raquel Freire)


Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/08/baidu-ou-google-veja-qual-buscador-e-melhor-e-mais-facil-de-usar.html

0 comentários:

Postar um comentário