quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Estudante brasileiro constrói mão mecânica com movimentos semelhantes aos naturais










mao robotica

Vocês se lembram da pessoa que, usando um exoesqueleto, deu o chute inicial da Copa do Mundo do Brasil? Fazer um robô chutar uma bola é fácil, mas fazer uma pessoa controlá-lo com o pensamento (ou algo parecido com isso), como aconteceu na abertura do evento, é um desafio e tanto!

E desafios motivam mentes científicas como a do estudante brasileiro William Cândido Ribeiro, aluno de Engenharia Elétrica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ele está envolvido em um projeto arrojado: construir uma mão mecânica, com peças criadas em impressora 3D e controlada por um sistema de eletroencefalograma, ou seja, por meio da leitura de impulsos cerebrais.

Para tornar essa ideia realidade, William utiliza o conhecimento produzido por diversas partes do mundo. O mão é um projeto aberto francês, o processamento é feito via BROH (Brazilian Open Hardware) e a interface com a mente – que será implementada no futuro – virá por meio de um dispositivo chamado Emotiv Insight, dos EUA.

Por enquanto, a prótese é controlada por celular, via bluetooth. William, além de se dedicar à criação do “esqueleto” e da mecânica que o movimenta, utiliza também seus talentos em artes plásticas para deixar a mão o mais realista possível. Em uma publicação no site Instructables, ele detalha cada passo do trabalho. Parte dele você vê abaixo:

01. A mão em movimento sendo controlada por celular via bluetooth.



02. A mão branca foi o primeiro modelo impresso.

mão robótica (4)

03. Aqui ela aparece com um dedo de látex. 

mão robótica (1)

04. Após melhorias, William reimprimiu esta versão amarela.

mão robótica (2)

05. A mão já com dedos e conectada ao braço.

mão robótica (3)

06. Com látex, ele espera dar aspecto realista à criação.

mão robótica (5)

07. Veja o sistema de motores e cordas que movimentam as articulações.

mão robótica (6)

08. Mais uma imagem que mostra os “músculos” do braço mecânico. 

mão robótica (7)



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://somentecoisaslegais.com.br/tecnologia/estudante-brasileiro-constroi-mao-mecanica-com-movimentos-semelhantes-aos-naturais

0 comentários:

Postar um comentário