quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

6 ferramentas online para você descobrir novas músicas e ampliar sua playlist











Descobrir músicas novas


Meu iPod está com 3.113 músicas. Mesmo assim, quase que semanalmente, eu circulo entre centenas de artistas que tenho armazenado e não sinto vontade de ouvir nenhum deles. Mas o que ouvir? Mais do que isso. Como descobrir bandas, músicas e artistas novos?


+ Veja preços de iPod no Submarino


Provavelmente a resposta que você está procurando não é o bom e velho rádio FM. Absolutamente nada contra, mas é um outro estilo de ouvir música. A quantidade de novidades que podemos encontrar sintonizando as estações é baixíssima – na verdade, boa parte da programação musical está sendo substituída por programas de entretenimento e notícia.


Ou seja, para ouvir novas músicas precisamos recorrer às novas ferramentas. E elas estão na Internet. Para criar a lista abaixo, testei alguns sites e programas novos e antigos e cheguei a um resultado bastante conciso, mas frutífero. Os três primeiros são pra quem quer descobrir algo realmente novo como bandas independentes. Já os três últimos serão mais interessantes para quem quer descobrir artistas já, de certa forma, estabelecidos, mas que acabaram passando batido nas suas pesquisas musicais! Chegou a hora de expandir a sua playlist, vamos lá!


>> ARTISTAS DESCONHECIDOS


01. Stereomood


Descobrir novas músicas - Stereomood

O Stereomood sugere que você complete a frase: “Eu me sinto…”. A partir da resposta, o site irá lhe entregar uma playlist condizente com seu estado de espírito. Há também outras listas intrigantes como “Space Trip”, “Sitting on the toilet” ou “Lost in Jamaica”, entre várias outras. Ao contrário dos serviços anteriores, as músicas brasileiras aqui são meio escassas. Basicamente, o que o Stereomood faz é organizar o Soundcloud, a próxima indicação da lista!


02. Soundcloud


Descobrir novas músicas - Soundcloud

Soundcloud tem sido usado por novas bandas, por DJs e produtores de música eletrônica. Por isso, já você vai encontrar muitos remix e mashups – boa parte deles dançantes. O site funciona também como uma rede social em que você pode seguir tanto os produtores de música quanto seus amigos. As músicas publicadas ou compartilhadas por eles aparecerão em uma timeline. É um ambiente incrível para descobrir músicas realmente novas e bem diferentes das convencionais. [
Minha banda também está lá :P]

03. Bandcamp


Descobrir novas músicas - Bandcamp

Outro serviço bastante utilizado por artistas iniciantes. Lá, qualquer um pode publicar e vender suas músicas, o que dá origem a um banco de dados imenso. Para navegar nesse banco de dados, é possível seguir as indicações dos editores, que destacam as novidades que julgam mais relevantes, ou passear pelas tags (ligadas ao gênero musical) e pelo país de origem. Com paciência você encontrará algumas pérolas no Bandcamp.



>> ARTISTAS ESTABELECIDOS


04. Last.fm


Descobrir novas músicas - Lastfm

Eu confesso: achava que o Last.fm estava morto, mas não! Ao pensar nessa lista, foi o primeiro site que me veio à cabeça, já que, alguns anos atrás, era a principal ferramenta para a descoberta de novas músicas. Cheguei ao Last.fm e usei meu cadastro antigo para acessá-lo. Ele pede que você escolha um estilo ou artista para iniciar uma nova rádio. Diferente de antes, agora as músicas são reproduzidas a partir de um player do Youtube. No entanto, nos testes que fiz, a ligação entre uma música e outra continua muito estreita. Ou seja, você irá ouvir várias músicas semelhantes – a chance de gostar delas é altíssima. Experimente, ainda vale a pena.


05. Spotify (Deezer, Rdio e similares)


Descobrir novas músicas - Spotify

Esses serviços são o futuro da música (o presente, na real). Eles funcionam como o Netflix, com uma mensalidade. No entanto, há recursos gratuitos em todos eles. No Spotify, com o quem estou mais familiarizado, é possível ouvir músicas gratuitamente no computador. O serviço pago permite ouvir músicas offline no celular e outros dispositivos, além de eliminar as propagandas que são reproduzidas entre uma música e outra.


Bom, mas votando ao foco, essa é uma ferramenta realmente muito interessante para a descoberta de novas músicas. É possível iniciar playlists a partir de músicas específicas, estilos musicais e bandas. Além disso, os editores do site publicam playlists como “Pop no trabalho” ou “Amor na pista”, entre várias outras. O serviço permite também acompanhar os lançamentos e descobrir quais são as músicas mais ouvidas no Brasil e no Mundo. É realmente muito completo.


06. All Music


Descobrir novas músicas - Allmusic

Esse aqui é um catálogo mundial de músicas e artistas. Apesar de possuir alguns players de música, fornecidos por serviços internos, o forte aqui é a informação. Se você quiser saber mais sobre uma banda, conhecer sua discografia, descobrir quais os discos mais bem avaliados pelos editores e pelo público, basta acessar o All Music. O site também mostra quem influenciou e quem foi influenciado por determinado artista, além de indicar quais nomes fazem parte do mesmo movimento musical. Você quer descobrir alguma coisa nova? Pesquise bandas e artistas dos quais você já é fã. Daí é só montar uma listinha (para ouvir, por exemplo, no Spotify) com os antecessores, sucessores e contemporâneos. Muito bom!


CONHECE MAIS ALGUM?

Indique as ferramentas que usa para descobrir novas músicas nos comentários abaixo!




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte:
http://somentecoisaslegais.com.br/utilidades/6-ferramentas-online-para-voce-descobrir-novas-musicas-e-ampliar-sua-playlist

0 comentários:

Postar um comentário