sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Tecnologia inovadora permite ‘tocar’ hologramas; entenda










Cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, desenvolveram uma tecnologia que permite “tocar” e "sentir" imagens projetadas em 3D. Os hologramas táteis, com são chamados, são resultado de fortes alterações nas moléculas que compõem o ar usando ultrassom e criam objetos virtuais que podem ser tocados com as mãos em três dimensões.

Descubra como aproveitar melhor o Chromecast com dicas especiais

Tecnologia de ultrassom cria holograma tátil no ar (Foto: Reprodução/University of Bristol)Tecnologia de ultrassom cria holograma tátil no ar (Foto: Reprodução/University of Bristol)

A invenção é composta por uma base com diversos micro alto-falantes que emitem sons de alta frequência diretamente nas mãos do usuário. Esta, por sua vez, é rastreada em tempo real por sensores Leap Motion. Ou seja, quando a pessoa move as mãos em torno do objeto, na verdade são as ondas sonoras que estão se movimentando no ar e pressionando a pele.

A ideia é que a tecnologia trabalhe em sincronia com projetores de holograma comuns, dando a impressão para o usuário de que ele pode ver e tocar um objeto virtual. Em chamadas de vídeo transmitidas dessa forma, seria possível até mesmo cumprimentar uma pessoa do outro lado da linha, por exemplo.

Sensação tátil é provocada por emissão focada de som em alta frequência (Foto: Reprodução/University of Bristol)Sensação tátil é provocada por emissão focada de som em alta frequência (Foto: Reprodução/University of Bristol)

Mas a aplicação inicial da novidade será principalmente na medicina, permitindo que médicos toquem tumores gerados em exames de imagem. A expectativa é que o holograma tátil possa facilitar o tratamento do câncer.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/12/tecnologia-inovadora-permite-tocar-hologramas-entenda.html

0 comentários:

Postar um comentário