quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

OutRun e Ayrton Senna: os melhores jogos de corrida do NES e Master System










O Nintendo 8 Bits e o Master System foram alguns dos primeiros consoles a oferecerem variedade nos jogos de corrida, após a geração Atari 2600 e seu clássico Enduro. Diversas competições envolvendo motos e carros se alastraram pela geração 8 Bits, abrindo caminho para os jogos de corrida 3D como os conhecemos hoje. Confira alguns dos melhores jogos de corrida daquela época.

Melhores jogos de corrida de carros para PC

Ayrton Senna estrelou um dos mais marcantes jogos de corrida da geração 8 Bits (Foto: GameFaqs)Ayrton Senna estrelou um dos mais marcantes jogos de corrida da geração 8 Bits (Foto: Divulgação)

Ayrton Senna’s Super Monaco GP 2 (Master System)

Provavelmente o jogo de corrida mais marcante de sua época, Ayrton Senna’s Super Monaco GP 2 trouxe o popular piloto brasileiro da Fórmula 1 para a série de corrida da Sega. Obviamente a versão do Master System é um pouco mais simples que a do Mega Drive, mas ainda passa uma grande emoção ao ver Ayrton Senna em ação.

Ayrton Senna e a série Super Monaco GP eram uma combinação perfeita (Foto: Game Oldies)Ayrton Senna e a série Super Monaco GP eram uma combinação perfeita (Foto: Divulgação)

OutRun (Master System)

Com uma proposta diferente, OutRun não se focava apenas na corrida, mas em fazer você parecer cheio de estilo enquanto corria. Dirigindo um belo carro veloz por vários cenários diferentes, muitos paradisíacos, jogadores podiam escolher seu caminho e tentar ultrapassar seus competidores a longo prazo.

Antes de se preocupar com a corrida OutRun se importava com o estilo (Foto: Retrounlim)Antes de se preocupar com a corrida OutRun se importava com o estilo (Foto: Divulgação)

Micro Machines (Nintendo 8 Bits / Master System)

Uma das séries de corrida mais carismáticas da geração 8 Bits, Micro Machines fazia jus ao seu nome, trazendo corridas com uma grande variedade de veículos diminutos através dos mais inusitados percursos. Até mesmo uma mesa de café da manhã podia virar uma pista e um pouco de manteiga poderia travar seus pneus.

Micro Machines tinha uma abordagem mais divertida para corridas (Foto: The Video Game Critic)Micro Machines tinha uma abordagem mais divertida para corridas (Foto: Divulgação)

Hang-On (Master System)

Quando lançado para fliperamas Hang-On foi o primeiro jogo a contar com uma máquina em formato de moto que servia para controlar diretamente a ação na tela enquanto você ultrapassa outros competidores e visita variados locais. O Master System recebeu uma conversão direta e se portou muito bem, até se tornando um dos jogos que eram distribuídos na memória do console.

Hang-On passou a vir na memória de muitos modelos de Master System (Foto: Nays Game Reviews)Hang-On passou a vir na memória de muitos modelos de Master System (Foto: Divulgação)

Road Rash (Master System)

Ao ser lançado Road Rash trouxe um novo estilo de jogo de corrida, onde não bastava apenas correr e chegar em primeiro lugar, mas o quanto você se divertia batendo em seus oponentes. A versão do Master System é bem reduzida em relação ao original, mas pelo menos permitiu que a série chegasse aos donos de um console 8 bits.

A versão Master System não se comparava com as outras, mas ainda era divertida (Foto: SMS Plus PSP)A versão Master System não se comparava com as outras, mas ainda era divertida (Foto: Divulgação)

Excitebike (Nintendo 8 Bits)

Um dos jogos de lançamento do Nintendo 8 Bits japonês, Excitebike oferecia muitos elementos que eram incomuns para sua época. Apesar de ter corridas de moto, sua visão era lateral, a jogabilidade tinha grande foco no ângulo de saltos em rampas e ainda havia a possibilidade de criar suas próprias pistas.

ExciteBike era uma corrida de motos com tradicional jeito Nintendo de ser (Foto: Wikipedia)ExciteBike era uma corrida de motos com tradicional jeito Nintendo de ser (Foto: Divulgação)

Alex Kidd BMX Trial (Master System)

Apesar da popularidade de Alex Kidd no Brasil, esse é um interessante jogo que nunca saiu do Japão. BMX Trial apresentava o antigo mascote da Sega, Alex Kidd, pedalando com um estranho sistema de controle, utilizando um joystick especial, e tendo que tomar cuidado para não ser socado pelos outros competidores.

Alex Kidd BMX Trial era um divertido jogo de corrida que nunca saiu do Japão (Foto: Universal Videogame List)Alex Kidd BMX Trial era um divertido jogo de corrida que nunca saiu do Japão (Foto: Divulgação)

Mach Rider (Nintendo 8 Bits)

Provavelmente um dos títulos menos conhecidos da Nintendo, Mach Rider também é um jogo de corrida de moto, mas dessa vez mais semelhante ao estilo de Hang-On e Road Rash. Você escolhe um caminho para percorrer e enfrenta vários veículos inimigos pelo caminho, empurrando-os contra obstáculos ou disparando armas de fogo.

Mach Rider era um jogo bem diferente do padrão Nintendo da época (Foto: HeadcaseGames)Mach Rider era um jogo bem diferente do padrão Nintendo da época (Foto: Divulgação)

Rad Racer (Nintendo 8 Bits)

Visualmente, Rad Racer lembra um pouco o clássico OutRun, mas é um jogo que se firmou em seus próprios méritos (além de ter um nome que basicamente já se intitula radical). Enquanto OutRun era mais preocupado com o percurso, a jornada, em Rad Racer é tudo sobre competição, usar turbos para ultrapassar seus oponentes, bater e capotar.

Semelhante a OutRun no visual, Rad Racer era bem diferente em conceito (Foto: Videogame Music Preservation Foundation Wiki)Semelhante a OutRun no visual, Rad Racer era bem diferente em conceito (Foto:Divulgação)

Spy Hunter (Nintendo 8 Bits)

Baseado nos clássicos filmes de espião dos anos 80 e 90, Spy Hunter trazia um super carro futurista nos moldes de James Bond, com armas e habilidades especiais de transformação. Um dos pontos mais marcantes do jogo era sua característica música, Peter Gunn Theme, tema do programa de detetive Peter Gunn do final dos anos 50.

Spy Hunter misturava corrida e combates no melhor estilo espião (Foto: Nintendo Game Maps)Spy Hunter misturava corrida e combates no melhor estilo espião (Foto: Divulgação)

Qual o melhor jogo de corrida? Comente no Fórum do TechTudo.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/12/outrun-e-ayrton-senna-os-melhores-jogos-de-corrida-do-nes-e-master-system.html

0 comentários:

Postar um comentário