sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Kit com microcomputador promete impressões em 3D boas a baratas; entenda










Qual poderia ser o resultado de unir um Raspberry Pi, uma scanner e uma impressora 3D? É nessa união que aposta o kit Atlas 3D, um projeto desenvolvido pela startup Murobo LLC que te ajuda a montar um scanner de leitura em 360° graus. O Atlas 3D promete bem mais economia do que muitos aparelhos do mercado, além de impressões mais detalhistas e eficientes. A ideia é simples: o kit com o microcomputador te ajuda a criar o scanner, que será um leitor perfeito para seus projetos de impressão 3D.

Fones de ouvido estilo ‘Tron’ brilham e pulsam de acordo com a música

Atlas 3D é um scanner de precisão para projetos em impressão 3D (Foto: Divulgação/ Murobo LLC)Atlas 3D é um scanner de precisão para projetos em impressão 3D (Foto: Divulgação/Murobo LLC)

O desenvolvedor do Atlas 3D e engenheiro de softwares Uriah Liggett, teve essa ideia a partir de uma pesquisa por preços dos scanners para criar projetos no computador e imprimir em casa. Só que os valores eram tão assustadores que ele resolveu elaborar seu protótipo caseiro. E o melhor: qualquer pessoa pode montar o Atlas 3D em casa.

Atlas 3D faz leitura a laser do objeto para formular projetos em 360 graus (Foto: Divulgação/Murobo)Atlas 3D faz leitura a laser do objeto para formular projetos em 360 graus (Foto: Divulgação/Murobo)

O criador do projeto também é fundador da startup Murobo LLC. O equipamento scanner  tem como base o sistema Raspberry Pi para seu funcionamento, um microcomputador interno com hardware integrado na mesma placa compacta. Além disso, no kit entregue pela fabricante há um apanhado de peças, além do novo Raspberry Pi B +. Estão incluídos um sensor CMOS de 5 megapixels, adaptador Wi-Fi, dois módulos de laser, placa eletrônica, fonte de alimentação, um motor, revestimento e pés de borracha. Para completar, há os arquivos para impressão 3D e todos os elementos de fixação e cabos.

Como funciona o Raspberry Pi? Entenda a tecnologia e sua aplicabilidade

Peças para montar o Atlas 3D (Foto: Divulgação/Murobo)Peças para montar o Atlas 3D (Foto: Divulgação/Murobo)

Com esses arquivos, o usuário imprime a estrutura do scanner Atlas 3D, deixando o projeto bem econômico, sendo mais vantajoso para quem já tem uma impressora 3D em casa, já que ela será necessária para fazer as impressões. Depois, basta fazer a montagem e testar. O sistema promete ser mais eficaz na leitura a laser por causa da sua captação em 360 graus e detalhes em 0,25 mm de precisão.

Projeto real e impresso com projeto elaborado pela Atlas 3D (Foto: Divulgação/Murobo) Projeto real e impresso com projeto elaborado pela Atlas 3D (Foto: Divulgação/Murobo)

Depois do Atlas 3D ser montado corretamente, basta colocar o objeto compatível com o peso e tamanho disposto pela máquina. O equipamento irá começar uma leitura à laser em uma plataforma giratória, para uma formulação completa do projeto. O kit também pode ser vendido sem a placa Raspberry Pi, para os desenvolvedores mais avançados. O dono do projeto Uriah Liggett também elaborou um software especial para tudo funcionar e o usuário ter acesso aos projetos 3D. Depois, é só imprimir em um equipamento 3D.

O projeto está no Kickstarter e é um sucesso. O Atlas 3D está previsto para começar a ser enviado para os compradores em abril deste ano, para o primeiro lote, e pode ser encomendado por qualquer país do mundo, inclusive Brasil. O segundo lote do também está confirmado para maio. O kit completo do Atlas 3D tem preço de US$ 209 (cerca de R$ 540 em conversão direta) para quem apoiou o projeto.

Via Kickstarter



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/01/kit-com-microcomputador-promete-impressoes-em-3d-boas-baratas-entenda.html

0 comentários:

Postar um comentário