quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Saiba quais são os componentes de um disco rígido e como ele funciona










Apesar do HD ficar muitas vezes em segundo plano, ele é o responsável por uma das partes mais importantes do seu computador: o armazenamento de todos os seus arquivos e softwares. Também conhecido como disco rígido, o componente possui diferentes capacidades de armazenamento, que podem ir desde 500GB até 8 TB.

HD e HDs externos: tecnologia caminha para o fim?

Disco Rígido precisa de backup na nuvem ou em mídia física; não perca seus dados (Foto: Pond5) (Foto: Disco Rígido precisa de backup na nuvem ou em mídia física; não perca seus dados (Foto: Pond5))Entender como um HD externo funciona pode ajudar a aproveitar melhor o aparelho (Foto: Pond5)


O disco rígido funciona como uma balança, ou seja, não importa o que está sendo salvo, mas o seu tamanho. Para entender qual a sua necessidade, a Seagate, por exemplo, uma fabricante de HDs internos e externos, disponibiliza uma tabela comparativa de até 2 TB dos modelos mais comuns no mercado:

Confira quanto cabe em cada disco rígido (Foto: Divulgação / Seagate)Confira quanto cabe em cada disco rígido (Foto: Divulgação/Seagate)

Porém, a velocidade de um disco rígido não depende somente do seu tamanho. É importante entender o conceito de Rotações por Minuto (RPM), uma unidade de frequência que conta o número de rotações completas por minuto em volta de um eixo fixo. Ou seja, quanto maior for o número de RPM, mais rápido será seu HD. Entre os principais modelos de HD no mercado, o mais o comum são entre 5.000 e 7.000 RPM.

Discos rígidos dependem de RPM para serem rápidos (Foto: Divulgação / Seagate)Discos rígidos dependem de RPM para serem rápidos (Foto: Divulgação/Seagate)

A rotação faz com que o disco rígido necessite ser plano, pois qualquer diferença em sua superfície pode prejudicar a rotação. Por isso, o HD é feito de discos magnéticos chamados platters, que têm duas camadas: a primeira é chamada de substrato (feita, normalmente, de alumínio) e a segunda de material magnético, aplicada nos dois lados do substrato. É esse material que permite a gravação de dados.

Placa de vídeo Intel HD Graphics 3000 é boa? Comente no Fórum do TechTudo.

Os platters são, posteriormente, montados em um eixo de alumínio sólido o bastante para que não haja vibração dos discos, ainda que em altas velocidades. A maioria dos HDs disponíveis tem múltiplos discos de gravação e leitura.

Western Digital é uma das empresas que fabricam HDs no Brasil (Foto: Divulgação / Western Digital)Western Digital é uma das empresas que fabricam HDs no Brasil (Foto: Divulgação/Western Digital)

A performance de um disco rígido pode ser melhorada com a desfragmentação de disco. A ação é necessária pois conforme o usuário salva, modifica ou apaga um arquivo, as mudanças ocorrem em lugares diferentes do disco, criando uma “bagunça”. A desfragmentação organiza os arquivos, deixando o computador mais rápido.

HDs externos já fazem parte da vida de quem precisa de mais espaço (Foto: Divulgação / Samsung)HDs externos já fazem parte da vida de quem precisa de mais espaço (Foto: Divulgação/Samsung)

Para aumentar a capacidade de armazenamento dos usuários, já está no mercado há algum tempo a opção de disco rígido externo. Ele funciona da mesma maneira que o componente interno do seu computador, porém com a vantagem da portabilidade, como um pen drive com maior tamanho.

No Brasil, as principais marcas que vendem discos rígidos são a Seagate, Samsung e Western Digital. HDs internos e HDs externos se encontram em uma faixa de preço ampla, variando de acordo com capacidade, desempenho e fabricante.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/01/saiba-quais-sao-os-componentes-de-um-disco-rigido-e-como-ele-funciona.html

0 comentários:

Postar um comentário