terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Super-herói? Drone criado para salvar vidas anda e voa como um morcego










O DALER é um drone projetado com formato de morcego, que lembra até o famoso Batman em suas ações. Isso porque além da aparência, o "robô-drone" é capaz de voar, andar e foi elaborado para ajudar em pequenos salvamentos. A primeira versão foi desenvolvida por Ludovic Daler ,do Laboratório de Sistemas Inteligentes da EPFL, na Suíça, em 2013. Desde então o modelo ganha adaptações e fica cada vez mais poderoso.

Mais concorrência para a GoPro? Fujifilm também lança sua câmera de ação

Drone DALER é capaz de voar e caminhar com adaptação automática das asas (Foto: Divulgação/Ludovic Daler)Drone DALER é capaz de voar e caminhar com adaptação automática das asas (Foto: Divulgação/Ludovic Daler)

Na verdade, DALER é um “apelido” para seu longo nome Deployable Air-Land Exploration Robot. O drone é incrementado com as asas de morcegos e para funcionar foi construído com um tipo de tecido resistente, esticado em uma estrutura de esqueleto flexível. Para começar, a equipe desenvolveu o sistema de voo, como modo principal de locomoção e depois essas asas foram adaptadas para “caminhar” ou rastejar pelo ambiente, sem a adição de peso extra no drone.

Drones que entregam encomendas em 30 minutos, isso vai dar certo? Opine no Fórum do TechTudo.

Ou seja, as asas servem para o controle de voo, além de se modificarem para fornecer locomoção em terra para o drone. Isso porque há um sistema de “moldagem”, que pode se comprimir para caminhar, com auxílio de partes giratórias externas, e expandir para voar.

Adaptação das asas para as funções aéreo e terrestre do drone DALER (Foto: Divulgação/ Ludovic Daler) Adaptação das asas para as funções aéreo e terrestre do drone DALER (Foto: Divulgação/Ludovic Daler)

A grande finalidade do DALER é oferecer uma melhor visão do terreno, em um voo não tripulado, garantindo mais segurança, e assim realizar operações de busca em salvamentos. Sua versatilidade de se adaptar em dois ambientes, terra e ar, é uma vantagem nesse quesito, fazendo com que o drone tenha uma utilidade mais ampla.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/01/super-heroi-drone-criado-para-salvar-vidas-anda-e-voa-como-um-morcego.html

0 comentários:

Postar um comentário