sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Vale a pena usar workstations? Confira os prós e contras dessas máquinas










Apesar de workstation ser uma máquina de desejo para muitas pessoas, é preciso entender os prós e contras na compra de um computador robusto. As estações de trabalho possuem configurações avançadas e alto desempenho e são usadas, na maioria das vezes, para fins mais específicos.

O que são workstations? Saiba como funcionam esses supercomputadores

Estações de trabalho são úteis para designers e engenheiros (Foto: Divulgação / Dell)Estações de trabalho são úteis para designers e engenheiros (Foto: Divulgação / Dell)


Os profissionais que trabalham na área de física, matemática, design, desenho industrial, engenharia e arquitetura são alguns dos que precisam de uma workstation. Isso porque eles utilizam softwares pesados que precisam de alta capacidade de processamento de cálculos, gráficos, imagens e vídeos. Um computador normal, por exemplo, pode demorar horas ou até mais de um dia para renderizar um vídeo.








Quer dicas para montar um PC gamer? Então visite o Fórum do TechTudo.

As estações de trabalho são feitas, também, para ficarem ligadas durante 24 horas todos os dias do ano, se necessário. Por isso, têm sistema de refrigeração ainda melhor que um computador normal. Além disso, as workstations podem servir para diminuir espaço, uma vez que há diversas opções no mercado de máquinas sem gabinete, somente com monitor, teclado e mouse.

Apple tem uma das principais workstations do mercado (Foto: Divulgação / Apple)Apple tem uma das principais workstations do mercado (Foto: Divulgação / Apple)

Por outro lado, esses supercomputadores são mais caros que uma máquina comum. Uma workstation pode ter o preço médio de R$ 5.000 com gabinete até R$ 14.999 – como o iMac com tela de retina 5K, no site oficial da Apple. Para um usuário comum, que usa e-mail, Internet e Word, por exemplo, não há porque pagar tanto em uma máquina que não terá nem metade de seu uso.

O problema pode estar, ainda, na tentativa de montar uma estação de trabalho. A máquina HP Z820, por exemplo, possui 24 núcleos de processamento e placas desde Pro 2D para gráficos até 3D de alta tecnologia, não poderia ser montada em um gabinete normal. Isso porque todo o seu investimento pode virar fumaça, literalmente!

Máquina da HP é robusta e precisa de gabinete especial (Foto: Divulgação / HP)Máquina da HP é robusta e precisa de gabinete especial (Foto: Divulgação / HP)

Ou seja, a necessidade de comprar uma workstation está diretamente ligada ao que você precisa fazer com o seu computador. É importante entender, também, quanto você quer gastar em uma máquina.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/01/vale-pena-usar-workstations-confira-os-pros-e-contras-dessas-maquinas.html

0 comentários:

Postar um comentário