domingo, 17 de maio de 2015

Internet Archive: como usar o site que é o ‘baú da web’










O Internet Archive é uma biblioteca virtual que reúne livros, filmes, músicas, programas e mais de 450 bilhões de páginas da web. Seu acervo pode ser útil tanto para pesquisas acadêmicas, como para entreter os internautas mais curiosos. Entenda como funciona e aprenda a usar "baú da Internet".

Sob críticas, Internet.org alcança 1 bilhão de pessoas com o Facebook

Internet Archive (Foto: Divulgação/Internet Archive)Internet Archive: conheça a biblioteca virtual gratuita (Foto: Divulgação/Internet Archive)


História

Fundado em 1996 com sede em São Francisco, nos Estados Unidos, o Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos que sobrevive através de doações de usuários e parcerias. Para ajudar a manter o site, qualquer visitante pode doar a quantia que desejar, e não há valor mínimo.

O principal objetivo é garantir acesso permanente para pesquisadores e estudantes ao conteúdo histórico que existe na internet. Três anos após sua criação, em 1999, o site incluiu ferramentas de acessibilidade no seu acervo, como leitura adaptada e acesso a informação para deficientes visuais. Seu intuito é garantir que todos tenham acesso a maior quantidade de informação possível.

Busca no acervo de páginas web

Passo 1. Acesse o Internet Archive (archive.org/) e clique no primeiro ícone da esquerda para a direita na barra de menu. Em seguida digite o site que deseja pesquisar e conclua com o “Enter” no teclado;

Busca por páginas web no acerto do Internet Archive (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Busca por páginas web no acerto do Internet Archive (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Será aberta uma tela com um calendário indicando os anos e meses. Clique na data que deseja pesquisar pela página. Note que os dias com registro são indicados por um círculo azul. Ao posicionar o cursor, será exibida a quantidade de registros e horários;

Encontre a data específica (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encontre a data específica (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Na página seguinte, você verá o layout do site pesquisado no período de tempo selecionado, em screenshot. É possível clicar nos links e, caso estejam disponíveis, a página será redirecionada.

Página com visual da época pesquisada, contendo links (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Página com visual da época pesquisada, contendo links (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Busca por textos, vídeos, áudios, softwares e imagens

Passo 1. Selecione no meu colorido o tema da sua busca. Na imagem a ordem dos ícones é: textos, vídeos, áudios, softwares, imagens, concertos e coleções;

Busca por demais títulos de áudio, vídeo, documentos e mais (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Busca por demais títulos de áudio, vídeo, documentos e mais (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Será aberta uma nova página específica para o tema selecionado, mas que mantém a mesma interface. Neste exemplo usamos um áudio. Digite o título, artista ou palavra-chave no campo de busca, na lateral direita da tela. Conclua com o “Enter” do teclado;

Faça a busca pela palavra-chave na página (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça a busca pela palavra-chave na página (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Os resultados serão exibidos. Você pode navegar pelas coleções, filtrar pelos mais buscados, pelo título e mais no menu em barra. Clique no resultado que preferir;

Escolha um dos resultados e se necessário utilize os filtros (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha um dos resultados e se necessário utilize os filtros (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Ainda é possível visualizar o áudio ou arquivo selecionado anteriormente, em um player interno, e mais dados sobre o item buscado. Caso esteja disponível, na lateral direita, o usuário poderá fazer o download para o computador em diferentes formatos. Basta clicar na seta ao lado da opção.

Visualize o arquivo da busca e se preferir faça do download (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Visualize o arquivo da busca e se preferir faça do download (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto! Agora que você já conhece o básico sobre o Internet Archive, navegue pelo site para descobrir filmes, músicas e até se divertir vendo os layouts antigos de famosas páginas da Internet. 

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo. 



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/05/internet-archive-como-usar-o-site-que-e-o-bau-da-web.html

0 comentários:

Postar um comentário