terça-feira, 21 de outubro de 2014

Impressora 3D é utilizada para criar uma nova técnica cinematográfica










Um artista gráfico francês utiliza uma impressora 3D para revolucionar a forma como fazemos cinema. Se antigamente todo longa-metragem era feito a partir de um rolo de filme, com imagens impressas sob uma película, hoje em dia, com o avanço das técnicas digitais, raramente nos defrontamos com os velhos projetores, usando mídias como blurays e cartões de memória.

Telescópio impresso em 3D usa Nokia Lumia e pode ser fabricado em casa

Técnica mais antiga do cinema é reinventada de maneira nova (foto: Reprodução/3dPrint)Técnica mais antiga do cinema é reinventada de maneira nova (foto: Reprodução/3dPrint)

O que Julien Maire propõe é uma volta às origens, ainda que de forma completamente diferente. O artista criou um projeto no IMAL (O Centro de cultura e tecnologia digital de Bruxelas) que se vale da utilização de 85 pequenas cenas construídas com o auxílio de uma impressora 3D. Os diminutos bonecos translúcidos, quando exibidos em sequência sob um ponto fixo, contam a pequena história de um homem cavando um buraco no chão.

As pequenas esculturas formam uma película contínua (foto: Reprodução/3dPrint)As pequenas esculturas formam uma película contínua (foto: Reprodução/3dPrint)

O filme, de um pouco menos que um minuto, funciona em um loop contínuo. Sua característica mais impressionante é a impressão de que se trata de uma animação em 3D justamente pela profundidade do protagonista que pode ser percebida pelos espectadores. Se valendo de um faixo de luz branca, o projetor lança cada uma das “películas” na parede assim como um cinematógrafo do século XIX.

As 85 esculturas impressas em 3D (foto: Reprodução/3dPrint)As 85 esculturas impressas em 3D (foto: Reprodução/3dPrint)

O pequeno filme está totalmente em branco e tons de cinza, justamente graças a cor translúcida dos objetos retratados na cena. A técnica empregada pode facilmente criar filmes com cores ao imprimir peças de outras colorações em tons transparentes, como vitrais de igreja.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

A ideia parece ter dado muito certo e Julien espera agora fazer filmes ainda maiores se utilizando dessa técnica especial. A escolha do homem cavando um buraco com as próprias mãos e uma pá foi uma referência direta a qualidade artesanal deste tipo de animação, que se vale de 85 pequenas esculturas para dar a impressão de movimento.

Cada frame é devidamente organizado em uma ordem (foto: Reprodução/3dPrint)Cada frame é devidamente organizado em uma ordem (foto: Reprodução/3dPrint)

O que você acha da novidade? Será que o aperfeiçoamento das técnicas de impressão 3D podem nos levar a verdadeiras revoluções em outras mídias artísticas?

Via CNET e 3DPrint



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/10/impressora-3d-e-utilizada-para-criar-uma-nova-tecnica-cinematografica.html

0 comentários:

Postar um comentário